domingo, outubro 04, 2009

Viúva Por Um Ano - A Porta no Chão

Comecei a ler este livro no dia 20 de Setembro e acabei ontem dia 3 de Outubro de 2009.

Viúva por um ano foi considerado pela crítica como o melhor romance do autor desde o inolvidável O Estranho Mundo de Garp. Nele narra-se a história de Ruth Cole, uma escritora cuja infância foi marcada pela morte dos seus irmãos mais velhos. Quando Ruth tem apenas 4 anos, a mãe (que vive uma aventura com um jovem de 16 anos) sente-se incapaz de educá-la e abandona-a. Ruth será criada com o pai, com quem irá manter uma relação de amor-ódio sempre marcada pela rivalidade. Com o tempo, converter-se-á numa escritora de sucesso, casar-se-á, terá um filho e ficará viúva; a única coisa que não podia prever é que, trinta anos depois, a mãe reaparecesse na sua vida...
"Viúva por um Ano" foi adaptado ao cinema por Tod Williams, sob o título "A Porta no Chão", e protagonizado por Jeff Bridges e Kim Basinger.





Adorei este livro. Adorei a maneira com o escritor fez o enredo do livro...
Estamos a ler um livro, que fala sobre a vida de várias familias, que são todos escritores, ou leitores... e como as suas vidas se cruzam através desses livros...
Fala sobre como um escritor.. produz as suas proprias histórias para os seus livros..
Para mim é um livro que fala sobre outros livros e como esses livros acabam por aproximar as pessoas...
Adorei a personagem do Harry... que por sinal é um policia holandês, que adora de ler em frente de uma lareira e que é aquele que leu os livros de todos os escritores: Ted Cole, Marion Cole, Ruth Cole e Eddie O' Hare.

Críticas de imprensa
"São 605 páginas, mas lêem-se de um fôlego só."
Cosmopolitan
"Um dos melhores romances que li em toda a minha vida."
El País

"Viúva por um Ano é na minha opinião a melhor história que John Irving já urdiu."
The New York Times Book Review

"John Irving está entre os raros escritores que conseguem escrever sobre o sofrimento humano e simultaneamente manter a sua irreverente ironia e humor."
USA Today

"Profundamente tocante… O prazer que se retira deste livro intenso e belíssimo é imenso. Ser humano é ter a capacidade de o saborear."
Los Angeles Times Book Review

"Viúva por um Ano reúne todas as qualidades que os fãs de John Irving estão habituados a encontrar nos livros do mundialmente famoso autor de O Estranho Mundo de Garp: uma saga simultaneamente divertida e triste, repleta de personagens excêntricos mas sempre credíveis."
Glamour



John Winslow Irving (2 de março de 1942, nascido como John Wallace Blunt, Jr.) é um romancista estadunidense, autor de best-sellers e vencedor do Oscar como roteirista.

Irving foi aclamado depois do sucesso internacional de The Word According to Garp, em 1978. Todos os romances de Irving, como The Cider House Rules e O filho de Deus vai pra guerra, tornaram-se beste-sellers e muitos foram adaptados para o cinema.


Sem comentários: