domingo, setembro 20, 2009

#1 - Brazo de Gitano

Então este domingo fiz a minha primeira receita do Desafio: "Paixão pelo Chocolate"

E deixos-vos aqui a receitas e a fotografia de como ficou.

Ingredientes para 6 -8 pessoas:

Para a Massa:
125g de Chocolate
60g de ovos (= 4 ovos)
140g de Claras (= 4 ovos)
50g de Farinha
100g de Açucar

Para o Recheio:
250g de natas batidas
150g de puré de alperces (eu usei pessegos)
4 alperces aos bocados (eu usei pessegos)

Preparação:
1. Aqueça o forno a 250º e forre um tabuleiro rectangular (23 cm x 30 cm) com papel vegetal.
2. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione o chocolate derretido e mexa bem. Depois incorpore a farinha peneirada e, por fim, as claras em castelo.
3. Espalhe uniformemente a massa sobre o tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 8m ou até a massa ter subido e se apresentar firme.
4. Quando a massa tiver cozida, deixe arrefecer e prepare o recheio.
5. Misture as natas com o puré de pessego. Quando a massa estiver fria, espalhe o creme até chegar às extremidades; distribua os bocadinhos de pessego e enrole cuidadosamente, com a ajuda do papel vegetal; a parte em que a massa une deve de ficar para baixo.
6. Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.




Ficou muito saboroso!!! Já a bastante tempo que eu não fazia uns doces ... e durante a elaboração deste Brazo de Gitano, ao derreter o chocolate em banho-maria, queimei a ponta do dedo indicador (consequências deste oficio, que eu tanto adoro).

Classificação:

1 comentário:

Luísa disse...

Hmmmm, também já comia um bocadito disso.