sexta-feira, setembro 12, 2008

Ivanhoe - Walter Scott

Comecei a ler este livro no dia 06/09/2008 e acabei no dia 11/09/2008.

No torneio de Ashby e no assalto ao castelo de Reginaldo Cabeça de Boi há duas personagens fulcrais: Ivanhoe e o misterioso Cavaleiro Negro. Walter Scott só a pouco e pouco vai revelando as identidades escondidas, numa acção situada na época de Robin dos Bosques e de Ricardo Coração de Leão

A acção de “Ivanhoe”, de Walter Scott, tem como pano de fundo a luta entre saxões e normandos e atinge o clímax com o assalto ao castelo de Reginaldo Cabeça de Boi, um dos fiéis do príncipe João, que usurpara o trono inglês ao seu irmão Ricardo Coração de Leão. É aí que se define o perfil psicológico profundo de algumas personagens principais do romance.

"Robin dos Bosques luta ao lado de Ivanhoe"

Um torneio de cavaleiros, um assalto a um castelo, duas belas mulheres, um misterioso "Cavaleiro Negro" e Locksley, chefe de um grupo de assaltantes. Tudo isto está em "Ivanhoe", de Walter Scott

Florestas e castelos, cavaleiros e assaltantes, Ricardo Coração de Leão e Robin dos Bosques.É nesses ambientes e com tais condimentos e personagens que se desenrola "Ivanhoe", de Walter Scott, publicado em 1820 pelo antigo estudante de advocacia que, entretanto, preferira dedicar-se à literatura.



"Ivanhoe"

“Ivanhoe”, publicado em 1819, foi o primeiro romance de Sir Walter Scott que deixou os temas escoceses para falar de assuntos mais britânicos – apesar de os críticos questionarem a veracidade da hostilidade entre Saxões e Normandos que Scott conta na história.



Sir Walter Scott, PRSE (Edimburgo, 15 de agosto de 1771 – 21 de setembro de 1832) foi o criador do verdadeiro romance histórico. É certo que, pouco antes dele, alguns autores, entre os quais avultou Maria Edgeworth com o seu curioso «Castelo de Rackrent», tinham procurado dar uma feição definitiva a essa modalidade literária, mas o público e a crítica não compreenderam a intenção.

Walter Scott nasceu em Edimburgo e era filho de um advogado. Seu pai destinou-lhe a carreira de Direito, mas ele depressa a trocou pelos entusiasmos da literatura e pela adoração das antiguidades.

Muito jovem ainda, publicou uma compilação de poesias escocesas: «Os Menestréis da Fronteira Escocesa».

Aos vinte e dois anos, Walter Scott era já considerado o primeiro poeta nacional, famoso pela «Canção do Último Menestrel», onde se adivinhava ligeiramente o surto que o seu espírito estava conseguindo.

E, de facto, passados tempos, estreava-se como romancista, apresentando anonimamente um volume intitulado «Waverley», no qual relatava o levantamento jacobita de 1745 e dava largas aos conhecimentos que adquirira durante longas pesquisas. O livro foi coroado do mais absoluto sucesso.

Possuidor de uma energia inesgotável, ele escreveu sem descanso, oferecendo-nos obra sobre obra.

Ivanhoé é um romance do escritor britânico Walter Scott, publicado em 1819. Narra a luta entre saxões e normandos e as intrigas de João sem Terra para destronar Ricardo Coração de Leão. Primeiro romance de enredo histórico. O livro, que conta a história de um cavaleiro da época em que João Sem-Terra havia usurpado o trono do irmão Ricardo Coração de Leão, deu origem a um seriado de televisão, filmado em 1958 e 1959 e exibido no Brasil na década de 1960, cujo personagem principal era interpretado por Roger Moore.

1 comentário:

Pandora disse...

Acho esse romance massa, estou preparando a dias pesquisando e preparando uma postagem sobre ele!!!

Ótimo encontrar informações pq as vezes parece ser um livro que pouca gente leu, mas é super importante, Scoot foi, segundo dizem, o inventor do romance histórico moderno!!!