quarta-feira, setembro 03, 2008

A Feira dos Assombrados

Comecei a ler o livro no dia 26/08/2008 e acabei no dia 27/08/2008.


A Feira dos Assombrados
Edições Vega, Lisboa, Portugal. - 1992
Novela. - 79 p. ISBN 972-699-302-4.

No dia trinta e um de Janeiro de mil oitocentos e noventa e nove chegou à Feira do Dondo um estranho visitante. Veio flutuando pelo rio como um navio fantasma e quando o tirámos das águas vimos que estava morto. Ao contrário dos que chegaram depois este ainda nos pareceu humano."

Revista de Imprensa


Um livro que se devora até à última página e que retrata a vida dos habitantes do Dondo, em Angola, nos finais do século XIX, subitamente confrontados com uma invasão de afogados.
Artur Araújo, Odisseia 2000




José Eduardo Agualusa (Huambo, Angola; 13 de Dezembro de 1960) é um escritor angolano. Estudou agronomia e silvicultura no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

Colabora com o jornal Público desde a sua fundação; na revista de domingo desse diário (Pública) assina uma crónica quinzenal. Realiza o programa A Hora das Cigarras, sobre música e poesia africana, difundido aos domingos, na Antena 1 e RDP África. Assina uma crónica mensal na revista Pais e Filhos. É membro da União dos Escritores Angolanos. Em 2006 lançou, juntamente com Conceição Lopes e Fatima Otero, a editora brasileira Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.



Beneficiou de três bolsas de criação literária: a primeira, concedida pelo Centro Nacional de Cultura em 1997 para escrever Nação Crioula; a segunda em 2000, concedida pela Fundação Oriente, que lhe permitiu visitar Goa durante 3 meses e na sequência da qual escreveu "Um estranho em Goa"; a terceira em 2001, concedida pela instituição alemã Deutscher Akademischer Austausch Dienst. Graças a esta bolsa viveu um ano em Berlim, e foi lá que escreveu "O ano em que Zumbi tomou o Rio".

A sua obra encontra-se traduzida em vários países.

Sem comentários: