Insecta Shoes

segunda-feira, agosto 01, 2011

Caveman - O Livro

Li este livro no dia 30 de Julho de 2011



Mim Caçar, Tu Colher
Ah, a guerra dos sexos: a eterna batalha de amores, desamores, amuos, zangas e reconciliações que tem ocupado as vidas dos homens e das mulheres desde… bom, desde sempre!
Caveman, de Rob Becker, é a peça a solo de maior sucesso de sempre na Broadway. Foi levada à cena em mais de 30 países e teve mais de 8 milhões de espectadores em todo o mundo. O motivo deste sucesso não é difícil de adivinhar: desde tempos imemoriais que as pequenas grandes manias, diferenças e idiossincrasias de homens e mulheres têm sido uma fonte de reflexão, introspeção e, claro, muito humor.
Caveman – o Livro, a versão narrativa atualizada da peça, conta a história de um casal moderno, Manuel e Teresa, e dos altos e baixos da sua relação. Uma mistura perfeita entre stand-up comedy, terapia de casais… e pura diversão!
Excertos:
«A Teresa é muito melhor a discutir do que eu. Porque ela sabe lidar melhor com as palavras.
Uma vez disse-lhe:
– Teresa, tenho um plano.
– Não, tens uma ideia.
– Mas é o mesmo!
– Não é, não. Se tivesses um plano então saberias que a tua ideia não funciona.
Pensei uma semana inteira sobre esta frase. E por fim fez-se luz e percebi que infelizmente Teresa tinha razão. Oh, é tão humilhante quando a Teresa tem razão. As mulheres têm tantas vezes razão. E quando não têm, acabam por ter os melhores argumentos.
Como é que elas farão isso?»
«Mulher 1: - Vou a um casamento!
Mulher 2: - Verdade? E o que vais vestir?
Mulher 1: - Hm, acho que vou levar o meu top de seda…
Mulher 2: - Ah, o top turquesa?
Mulher 1: - Não, um outro, mais em tons de azul!
Mulher 2: - E levas saltos altos?
Mulher 1: - Claro, ficam superbem com o top… e visto meias compridas… e uma saiazinha… um bocadinho de batom e sombra… e arranjo o cabelo…!
Esta quantidade de pormenores dá-me medo. Pedem demasiado de mim. Como é que uma pessoa pode saber tantas coisas? No meu armário tenho camisas, calças, meias e roupa interior. Isso basta-me. A Teresa tem blusas, tops, sweatshirts de gola alta, camisas de manga comprida, túnicas, casacos de lã, túnicas hippie, vestidos de verão, vestidos sem mangas, vestidos de manga curta abotoados à frente, vestidos de chiffon, calças de ganga, saias de pregas, minissaias, saias de apertar à frente… e apesar de tudo não tem nada para vestir!»

Caveman, de Rob Becker (autor da peça e não do livro), é a peça a solo de maior sucesso de sempre na Broadway. Foi levada à cena em mais de 30 países e teve mais de 8 milhões de espectadores em todo o mundo. O motivo deste sucesso não é difícil de adivinhar: desde tempos imemoriais que as pequenas grandes manias, diferenças e idiossincrasias de homens e mulheres têm sido uma fonte de reflexão, introspecção e, claro, muito humor.

Sem comentários: