Insecta Shoes

sábado, março 22, 2008

Um Longo Domingo de Noivado



Sinopse


Numa noite de Janeiro de 1917, cinco soldados condenados à morte em conselho de guerra são lançados, de mãos amarradas atrás das costas, diante das trincheiras inimigas. O mais novo não tem ainda 20 anos e deixa atrás de si uma jovem noiva e um amor interrompido.
Chegada a paz, Mathilde quer saber a verdade sobre esta ignomínia e descobrir o que realmente aconteceu àquele a quem continua ligada pelos laços de um longo e trágico noivado.
Com mais intensidade do que nunca, Sébastien Japrisot oferece-nos nesta história de paixão e mistério o virtuosismo e a magia da sua escrita. A mulher obstinada e frágil, envolvente e subtil, que aqui se encontra na figura de Mathilde, figurará certamente entre as heroínas mais memoráveis do universo romanesco moderno.
Aquando da sua publicação, "Um Longo Domingo de Noivado" obteve em França o prestigiado Prémio Interallié.
O romance foi adaptado ao cinema por Jean-Pierre Jeunet, realizador de "O Fabuloso Destino de Amélie", contando com Audrey Tautou, que protagonizou o mesmo filme, no papel principal.
Críticas de imprensa
"Um verdadeiro romancista, um escritor que encontrou o equilíbrio entre a técnica policial e a sensibilidade do romance."
France-Inter

"Japrisot tem um dom raro: não sabe escrever um mau livro… Como na literatura picaresca - onde cada personagem representa todo um universo - há nos romances de Japrisot uma tal profusão de intrigas, um tal imaginário, uma tal emoção, em suma, tanto talento, que é perfeitamente natural que toda a sua obra tivesse sido adaptada ao cinema."
Le Figaro

"Japrisot, o mágico que contraria o silêncio, obrigando-o a dar voz à verdade."
Le Monde

"Um verdadeiro romancista, um escritor que encontrou o equilíbrio entre a técnica policial e a sensibilidade do romance."
France-Inter

Sem comentários: