segunda-feira, março 11, 2013

O Mistério das Coisas Erradas - Fátima Marinho

A crónica serve de âncora a relatos sobre a infância. Relatos fiéis cuja crueldade e, às vezes, a ternura ferem até as palavras. São memórias da infância captadas pela surpresa de quem guarda muitas crianças por dentro e à flor da pele. O quotidiano escolar serve de chão ao desafio de espreitar o mundo infinitamente sábio da meninice.

Os direitos autorais desta obra foram integralmente cedidos à Fundação do Gil. Ao comprar, está a ajudar. O Segredo dos Livros, com a sua divulgação, também já está a colaborar.

O livro em papel vem acompanhado de 2 CD's com sua gravação em Áudio Livro.

"Fátima Marinho junta-se à Fundação do Gil com "O mistério das coisas erradas", um mistério que também nos trespassa, um pressuposto igualmente comum na melhoria da vida de todas as crianças.
Sensibilidade e profundidade. A inspiração, bem como realidades menos felizes, são alguns dos ingredientes constantes na obra de Fátima Marinho. Aprendemos a olhar para o lado menos risonho, dando-nos conta da necessidade de reinventar apoios e atenção permanentes às crianças, para podermos um dia fazê-las olhar para o lado mais colorido da vida."
Fundação do Gil

A minha opinão:

Foi o primeiro livro que li da escritora Fatima Marinho. É uma compilação de pequenas grandes histórias. Histórias sobre atrocidades da nossa sociedade, mas sempre com uma mensagem de esperança. Histórias que nos tocam, porque são tristes, porque sabemos que são verdadeiras. Mas conseguimos ver como todas estas crianças são especiais e que lhes devíamos dar toda a nossa atenção, carinho, amor e compreensão.

Um livro que devia de ser lido por pais, avós, amigos, irmãos, educadores de infância, professores, para verem como as crianças são especiais e não “portadoras de uma deficiência” (espero não estar a ser ofensiva com ninguém).

Sei que as crianças “especiais”, precisam de atenção, apoio, carinho e amor de toda a família (em especial) e de apoio de instituições específicas. Pois só com esse apoio e atenção diária, falar com as crianças é muito importante e é uma coisa tão simples, as crianças conseguem crescer e desenvolver a sua capacidade de interação e de comunicação com os adultos.

 

Sem comentários: