sexta-feira, junho 08, 2012

A Bofetada - Christos Tsiolkas

Comecei a ler este livro no dia 04/06/2012 e acabei no dia 07/06/2012.

Durante um encontro de amigos, um homem dá uma bofetada a uma criança de três anos. Trata-se de um ato isolado, mas as suas repercussões vão fazer-se sentir nas vidas das oito pessoas que o testemunham de perto. As suas lealdades e paixões são postas à prova, redefinidas, extremadas. Para as oito personagens, aquele é um momento transformador. Uma a uma, as suas vozes vão dar início a uma caleidoscópica e inquietante viagem aos limites do amor, do sexo, do casamento e da família.


Celebrado pela crítica e pelos júris dos mais importantes prémios literários, A Bofetada é um livro fraturante e controverso. Na sua dissecação da angústia civilizacional moderna, transcende o seu próprio ponto de partida e desconstrói as relações humanas. O que se segue é nada menos do que um implacável exame à vida no século XXI.
 
Excerto


«Não era capaz de esquecer a excitação que sentiu quando o barulho da bofetada atravessou o seu corpo. Foi eletrizante, ardente, excitante: quase lhe provocou uma ereção. Foi a bofetada que ele gostaria de ter dado.»



Críticas de imprensa

«Deixa-nos exaustos, mas perplexos de admiração.»
The Washington Post

«Tsiolkas coloca a vida familiar sob o microscópio e o resultado é nada mais do que uma obra-prima moderna.»
The Times

«Um dos mais irrepreensíveis romances do nosso tempo… Mantém os leitores em bicos de pés, questionando ideias feitas, provocando e, acima de tudo, desassossegando sob o manto enganador de uma leitura envolvente.»
The Sunday Telegraph

«A intensidade crescente deste romance é arrebatadora.»
The Guardian

«Estamos perante uma escrita musculada e direta, onde os homens e as mulheres cujas vidas seguimos são autênticos objetivos de estudo sobre as fragilidades humanas. Não é de admirar que o júri do Man Booker Prize a tenha apreciado tanto.»
The Economist

«Vital em todos os sentidos.»
The Sunday Times

«Uma mistura de Tom Wolfe e Philip Roth.»
Los Angeles Times

Christos Tsiolkas

Romancista, ensaísta, argumentista e dramaturgo, Christos Tsiolkas nasceu em 1965, em Melbourne, na Austrália. O seu primeiro romance, Loaded, foi adaptado para o cinema. Seguiu-se-lhe Dead Europe, que venceu o The Age Fiction Award e o Melbourne Best Writing Award. Mas a sua consagração definitiva na cena literária internacional deu-se com A Bofetada, finalista do Man Booker Prize 2010 e vencedor, em 2009, do Commonwealth Writers’ Prize, do Australian Book Industry Awards (ABIA) Book of the Year 2009, da Australian Literary Society (ALS) Gold Medal, do Vance Palmer Prize for Fiction e do Nielsen BookData/ABA Book of the Year Award – Booksellers' Choice. A Bofetada está a ser adaptado para a televisão.

Sem comentários: