Insecta Shoes

terça-feira, maio 31, 2011

Casper - O Gato Viajante - Susan Finden

Comecei a ler este livro no dia 30/05/2011 e acabei no dia 31/05/2011.

A incrível e inspiradora história de um gato que conquistou os corações de pessoas de todo o mundo. Casper tornou-se uma celebridade nacional quando os jornais divulgaram a história de um gato extraordinário que apanhava regularmente o autocarro número 3, fazendo viagens de dezoito quilómetros pela sua cidade, Plymouth, em Devon.



Enquanto a sua dedicada dona, Susan Finden, se interrogava por onde é que andaria o seu elusivo gato, Casper ia alegrando a vida de inúmeros passageiros que andavam de um lado para o outro nos seus afazeres. Também os motoristas dos autocarros começavam a estar familiarizados com Casper e a notícia percorria a central de transportes, alertando a equipa de que um passageiro muito especial poderia estar a bordo dos seus veículos. Com efeito, tornou-se a mascote da empresa de transportes, e fotos de Casper e de Susan decoravam a carreira número 3.
Quando Casper foi, de forma lamentável, morto por um carro no início de 2010, mensagens de solidariedade afluíram de todo o mundo. Tornou-se imediatamente claro que Casper e a sua notável história haviam tocado a vida de muita gente.
Contado de uma maneira comovente pela sua dona, que o amava profundamente, Casper, o Gato- Viajante, é a história tocante de um gato branco e preto muito especial, que viajava de autocarro e que conquistou os nossos corações.



Autora:
Desde criança que Susan Finden adora gatos. Quando era pequenina, o seu primeiro animal de estimação, Blackie, ajudou-a a atravessar momentos difíceis, como a morte da irmã, com cancro. Desde então, soube que os animais seriam uma parte importante da sua vida. Como mãe de três filhos, certificou-se de que os gatos desempenhavam um papel importante na vida das crianças, incutindo neles um amor pelos animais que persiste até hoje. À medida que o tempo passou, a família felina de Susan foi aumentando. Num centro de acolhimento, em Weymouth, Susan encontrou por acaso Casper e a sua vida mudou para sempre. Susan continua a acolher gatos recolhidos da rua e tenciona voltar a adoptar muito em breve.



A minha opinião:
Casper, que gato tão extraordinário! Que vida incrível e tão repleta de aventuras, este pequeno gato, nos teve para contar neste maravilhoso livro. Sim porque o que se deve tirar deste livro são os momentos bons da vida desta família, Susan e Chris.
Ao ler este livro recordava-me sempre dos meus animais de estimação e dos bons momentos que passei com eles. E que um bichinho de estimação ajuda muito as pessoas, pois estão sempre prontos para receber o nosso amor e retribuir sempre a duplicar. E nos momentos que estamos mais em baixo, é com eles que gostamos que reduzir o nosso stress, pelo simples facto de os afagarmos, dar-mos um passeio com eles ou “desabafarmos” com eles.
Devemos aceitar os conselhos do Casper e aproveitar as coisas boas da vida, do caso deste gato era um passeio de autocarro, um rolo de peru e a companhia da sua mamã. Para as outras pessoas tentem descobrir o que mais gostam de fazer e façam-no todos os dias.
Um livro muito simples e agradável de ler, bem estruturado e com capítulos engraçados, até mesmo partes do livro, foram escritas, como se tivesse o Casper a falar connosco, o que torna numa leitura fácil.

Moleskine

segunda-feira, maio 30, 2011

A Linguagem Secreta das Flores - Vanessa Diffenbaugh

Comecei a ler este livro no dia 27/052011 e acabei de ler no dia 29/05/2011.

Victoria Jones tem medo do contacto físico. Tem medo das palavras, as suas e as dos outros. Sobretudo, tem medo de amar e de ser amada. Há apenas um lugar onde todos os seus medos se esfumam no silêncio e na paz: o seu pequeno jardim secreto, num recanto de um parque público de São Francisco.



É nesse refúgio que cuida das flores e se sente em casa. Foi Elizabeth, a única mãe verdadeira que conheceu na sua vida, que a iniciou na arte da linguagem secreta das flores. Para Victoria é simples resumir a sua vida através das flores: a lavanda para a indiferença, os cardos para a misantropia, e a rosa branca para a solidão.
Abandonada ainda em bebé, passou a infância a saltitar de uma família adoptiva para outra. Agora, aos dezoito anos, está largada à sua sorte, sem um lugar a que chamar casa. Até ao dia em que uma florista descobre o talento de Victoria para as flores e lhe oferece trabalho. Rapidamente os seus arranjos florais passam a ser dos mais procurados da cidade, porque comunicam emoções, oferecem felicidade e curam a alma.
Apesar da magia e beleza que espalha em seu redor, Victoria continua sem esperança de encontrar um remédio que cure as suas feridas. Tudo muda quando conhece Grant, um jovem misterioso que também conhece a linguagem secreta das flores e parece saber tudo sobre ela. Só Grant parece ser capaz de aceder ao coração de Victoria, bem trancado dentro de um compartimento secreto. Este encontro obriga a jovem mulher a recordar um segredo do seu passado e a decidir se vale a pena arriscar tudo em troca de uma segunda possibilidade de ser feliz.

Para escrever Linguagem Secreta das Flores, Vanessa Diffenbaugh inspirou-se na sua própria experiência como mãe adotiva. Depois de estudar escrita criativa e educação na Universidade de Stanford, Vanessa ensinou arte e escrita a jovens de comunidades de baixo rendimento. Ela e o marido, PK, têm três filhos e vivem em Cambridge, Massachusetts. Este é seu primeiro romance.



A minha opinião:

Um livro maravilhoso. Foi o primeiro livro que li desta escritora, e gostei na maneira como o livro foi estruturado.
Apesar de ser uma história triste, sobre um lado não muito falado dos casos da adopção que não tiveram sucesso. Fala-nos e transmite-nos alguma esperança para o início de vida no mundo dos adultos de uma jovem que durante toda a sua juventude nunca recebeu um acto de amor.
Bem recebeu amor, de uma possível mãe adoptiva, que também ela tinha problemas com o seu passado e com a sua família. Mas mesmo assim foi a única pessoa, que lhe deu amor, educação e carinho…e deu-lhe mais do que isso.. deu-lhe a conhecer a linguagem secreta das flores. Que vai ajudar a Victoria a arranjar um trabalho, na área que mais gosta, trabalhar com flores e também a vai a ajudar a encontrar uma pessoa que a vai amar.
Uma história magnifica, e que no final do livro trás um bónus de nos oferecer o dicionário dos significados de cada uma das flores.
Fiquei com uma vontade incrível de começar a semear e plantar um jardim, na minha pequena varanda.

"Anyone can grow into sometinhg beautiful"

sexta-feira, maio 27, 2011

50 Regras de Ouro para Dar a Volta por Cima

1.Tem dado oportunidades ao acaso?
Dicen que las brujas no existen, pero que las hay, las hay.

Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade - Elmer Letterman

2.Se vivesse novamente, o que é que faria de forma diferente, mesmo sem poder mudar o destino?
As únicas coisas que podem previstas são as que já aconteceram – Eugéne Ionesco

3.Qual a sua legião? Com quem anda?
Diz-me com quem andas e dir-te-ei para onde vais

O mais importante na vida não é a situação em que estamos, mas a direção em que nos movemos. – Oliver Holmes

4.O que é que precisa de reaprender com a sua criança interior?
A experiência é uma chama e só ilumina queimando – Benito Pérez Galdós

5.Você vê-se como um fim ou como o princípio?
Existem três atitudes fundamentais para enfrentar a vida: felicidade da tranquilidade; felicidade do prazer; felicidade do crescimento. Só existe verdade na ascenção: o arrebatamento diante o futuro – Teilhard de Chardin

6.Para quem na vida você é importante?
Para sermos plenamente nós mesmos, somos obrigados a ligar-nos ao próximo – Flávio de Toledo

7.A sua vida está ao serviço do que você pensa, ou a que você pensa serve a sua vida?
A prisão não são as grades e a liberdade não é a rua. Existem homens presos na rua e homens livres na prisão. É uma questão de consciência - Gandhi

8.A superação nasce da vontade, ou a vontade surge da superação?
O maior desafio é superar-se a si mesmo – Odir Cunha

9.Quando é que sentiu superação pela primeira vez?
As cicatrizes ficam e as mudanças quase inconscientes do espírito são sempre definitivas – Dulce Tupacyguara

10.Se tivesse voltado atrás no tempo e vivido intensamente cada segundo, teria alterado o seu destino?
Os homens são parecidos, e as suas promessas só diferem dos seus actos. - Molière

11.Consegue rir de si mesmo e das situações que acontecem consigo?
Um mal-educado, no bar de um hotel de cinco estrelas, procura um banco para se sentar. Vê, então, um computador pousado num dos bancos. Aproxima-se da pessoa ao lado e diz: “Tire o seu notebook daí”. O indivíduo responde: ”Não tiro”. O mal-educado pega no computador e espatifa-o no chão. Então pergunta ao indivíduo: “Está sastifeito?”. Responde ele: “Nem satisfeito, nem insatisfeito. O computador não era meu!”.

12.O que é que vai fazer com o resto da sua vida?
Perde-se muito ao se perder bens; perde-se mais ao se perder um amigo; perde-se tudo perdendo a coragem. – Miguel de Cervantes

13.Pessoas no amor
Os amantes da verdade não temem águas tempestuosas ou turvas. Temem águas rasas. - Dulce Tupacyguara

14.Pessoas no intelecto
O amor é muito jovem para saber o que é a consciência. Mas quem não sabe que a consciência nasce com o amor? - Shakespeare

15.Pessoas na racionalidade
O talento educa-se com calma; o caráter, com o tumulto da vida - Goethe

16.Pessoas na espiritualidade
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar – Allan Kardec

17.Pessoas provocadoras
O verdadeiro criador é inquieto. Inquietação é vida. – Manoel Oliveira

18.Ciência e tecnologia ampliando os limites
O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento – John Kennedy

19.Dialética: quando uma saída pode estar na contramão
Entre um mau cozinheiro e um mau envenenador, só existe a diferença da intenção. – Charles Emil Hagdahl

20.Ligações: somos uma equipa
Deus fica perto de onde as pessoas demonstram amor umas pelas outras - Pestalozzi

21.A nova sociedade
Uma das características que distinguem o vencedor do perdedor é o faro. O vencedor pressente o desenvolvimento de uma situação. Quando a oportunidade chega, ele já está preparado para a aproveitar – Roberto Shinyashiki

22.Ética e virtude, as decisões que valem a vida
Tudo o que acontece é a vida. Toda a virtude conquistada na vida é o sucesso que justifica a vida. – José Luiz Tejon

23.Velocidade, a mudanças das mudanças
Um vendedor de cavalos dizia a um freguês que aquele animal era tão veloz, mas tão veloz, que se ele saísse de São Paulo à meia-noite, chegaria ao Rio às cinco horas da manhã! O freguês respondeu: ”E o que é que eu lá vou fazer assim tão cedo?”

24.Diversidade e sustentabilidade
Dois e dois são quatro! Para mim, senhor, isto é uma impertinência. - Dostoievski

25.Comunicação: saber ouvir e depois falar
Pensamento é o que envolve a Terra hoje – Teilhard de Chardin

26.Papéis na vida
Um grande ser humano é aquele que consegue viver vários papeis na vida com fé e verdade - José Luiz Tejon

27.O fluxo involuntário
É preciso ter solidariedade com uma grande causa e fazer com grandeza as mais pequenas coisas - Teilhard de Chardin

28.Fé na força criativa
A personalidade sadia existe sempre com a possibilidade futura – Flavio de Toledo

29.Fé na sua criação
O humanismo é a crença na unidade da raça humana e no potencial do homem para se aperfeiçoar através dos seus próprios esforços – Erich Fromm

30.Fé nas ferramentas, nos meios
O inferno é a dor de já não poder mais voltar a amar - Dostoievski

31.O fluxo voluntário
Uma vida gasta a cometer erros não é mais honrada, mas é mais útil do que uma vida gasta a não fazer nada – George Bernard Shaw

32.Criar versus competir
Nada é tão estúpido como a inteligência orgulhosa de si mesmo.

33.Tudo óptimo: a crença aplicada
Fazer certo as coisas é diferente de fazer as coisas certas – Flavio de Toledo

34.Alinhar a mente, espírito e corpo
Uma associação humana só será fecunda se não esmagar o indivíduo, e se, pelo contrário, desenvolver a sua iniciativa e energia criadoras – Max Stirner

35.O poder do agradecimento
Quanto mais possibilidades criadoras o homem tiver como indivíduo, maior será a sua ansiedade potencial – Rollo May

36.O poder da liderança
O poder da liderança – o foco nas escolhas. A evolução é a ascensão da consciência – Teilhard de Chardin

37.Identifique o lado forte da criança
Nunca baixe a cabeça. Mantenha-a levantada, olhe para o mundo directamente nos olhos . Helen Keller

A palavra progresso não terá nenhum sentido enquanto houver crianças infelizes – Albert Einstein

38.Observe se a criança tem capacidades naturais de empatia e vigor
Podem até maltratar o meu coração, mas o meu espírito ninguem vai conseguir partir – Renato Russo

39.Consciencialize a criança, desde cedo, dos aspectos prazenteiros da vida
As mentes são como paraquedas: só funcionam se estiverem abertas – Ruth Noller

40.Escolha uma escola eficaz para a sua criança
Tudo o que é feito no presente afeta o futuro por consequência, e o passado por redenção – Paulo Coelho

41.Exponha a criança à arte, ao desporto e à ciência
É impossível a um ser humano renunciar a uma fonte de prazer, uma vez descoberta. – Sigmund Freud

42.Ensine os seus filhos à importância dos relacionamentos
Não é a nossa condição social, mas a qualidade da nossa alma que nos torna felizes. - Voltaire

43.Ensine os seus filhos o que é o mal e o que são os caminhos da involução
A nova geração não lamenta tanto os crimes dos perversos como o aterrador silêncio dos bondosos.- Martin Luther King

44.Desenvolva nas suas crianças a capacidade de amar e receber o amor
Criança-prodígio é aquela cujos pais são dotados de muita imaginação.- Jean Cocteau

45.Não esconda dos seus filhos a finitude da vida
Uma verdade dita com má intenção é pior do que todas as mentiras que se podem inventar. – José Luiz Tejon

46.Não crie as suas crianças para si
Revelar a arte e ocultar o artista, eis a finalidade da arte – Oscar Wilde

47.Faça com que os seus filhos não temam a realidade
A felicidade não está em fazer aquilo que a gente quer, mas sim em quer fazer o que a gente faz. – Jean-Paul Satre

48.Olhe para si de fora para dentro
Quando alguem tem motivos de queixa de um amigo, deve separar-se dele gradualmente. Antes desatar do que romper os laços de amizade.- Platão

49.Só existem duas formas de viver
Ser é, antes de mais nada, fazer-se e encontrar-se – Teilhard de Chardin

50.Você sabe pedir ajuda?
Economia e técnica só têm sentido em função do homem, a quem devem servir. E o homem e a mulher só são verdadeiros se forem senhores das suas ações e juizes dos valores das suas acções.
As mulheres e os homens verdadeiros são os autores do seu progresso, em conformidade com a natureza que lhes foi dada pelo criador, cujas possibilidades e exigências eles aceitam livremente.
Apenas com o esforço da inteligência e da vontade pode cada pessoa crescer em humanidade, valer mais, ser mais – Flavio de Toledo

Frases Importantes:

Conquistei o mundo, mas volto de mãos vazias – Alexandre o Grande

Um tolo que nos diz palavras não se distingue de um sábio que se cala – Moliére

Amo a liberdade. Por isso, deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem, é porque as possuí; se não voltarem, é porque nunca as tive – John Lennon

Você não pode ensinar nada a um homem; pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo – Galileu Galilei

O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende – Blaise Pascal

Não há progresso sem mudança. Quem não consegue mudar-se a si mesmo acaba por não mudar coisa alguma – George Bernard Shaw

Amamos a vida não porque nos habituamos a ela, mas porque nos habituamos a amar – Nietzsche

Cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e, ao esquivarmo-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade – Carlos Drummond de Andrade

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis – Fernando Sabino

O futuro fica por cima do futuro e não por baixo do passado. Não tenho medo do futuro, desde que ele me venha pela frente! - Corisco

Dê a Volta por Cima - José Luiz Tejon

Comecei a ler este livro no dia 20/05/2011 e acabei no dia 26/05/2011.

Não cuple os outros pelos seus fracassos. Para dar a volta por cima, eu digo que você deve assumir o controlo da sua vida, do seu negócio, da sua missão.
Este livro é o resultado de de muitas experiências reais que testemunhei. É fruto da minha pesquisa e estudo de muitas vidas, para servir como orientador nas suas horas difíceis e um provocador nas alturas de estagnação na sua vida.



Eu quero ajudá-lo a dar a volta por cima:
• para valorizar cada minuto do tempo de que você dispõe.
• para gostar de si como é agora, mas também para ficar arrebatado por tudo o que pode vir a ser.
• para jamais parar e nunca temer o futuro, porque a transformação contínua é inevitável.
As escolhas que você faz no dia-a-dia vão decidir o percurso da sua vida. Não espere que o mundo decida por si. Use as 50 regras de ouro que lhe ofereço neste livro e comece já hoje a aplicá-las.
Revolucione-se, supere os seus limites.
Dê a volta por cima.


A inspiração para escrever Dê a Volta Por Cima nasceu da história de vida de um português de Trás-os-Montes, António Alves, pai adoptivo do autor. «Foi com este homem que aprendi que A SUPERAÇÃO É UM COMPROMISSO COM A DIGINIDADE HUMANA», afirma no livro José Luiz Tejon, que agradece a este flaviense por lhe ter ensinado a ter sempre força para dar a volta por cima.



Autor:
José Luiz Tejon é considerado um dos seis melhores conferencistas no Brasil e já vendeu mais de 500 mil exemplares entre os diversos títulos que tem vindo a publicar. É mestre em Arte e Cultura pela Universidade de Mackenzie, em São Paulo, cidade onde é professor de pós-graduação. É Presidente da consultora TCA-Internacional. Fez cursos de especialização em marketing e liderança em Harvard, MIT, Pace University e INSEAD. Foi administrador executivo de grandes empresas no Brasil, tendo recebido diversos prémios nas áreas de marketing e vendas.
Entre os 4 e os 18 anos, José Luiz Tejon passou metade do tempo internado em hospitais, fruto de um acidente que lhe desfigurou a cara e que o levou a descobrir como dar avolta por cima.
Mais informação em www.tejon.com.br.

A Luz - Stephen King

Comecei a ler este livro no dia 09/05/2011 e acabei no dia 19/05/2011

Em A Luz, acompanhamos a história de Jack Torrance, anteriormente com problemas de alcoolismo e que, lidando com problemas de escassez financeira, é obrigado a aceitar o cargo de zelador no hotel Overlook. O Inverno é longo, contudo, e o Overlook é muito mais que um edifício luxuoso.

Ao início, é estranho entrar no livro, estando desde já à espera das temíveis imagens apresentadas no magnífico filme baseado na obra. (The Shining). Ainda assim, a sempre cativante escrita de Stephen King guia-nos cuidadosamente através da progressiva decadência da situação, da tranquilidade à inquietude e depois ao medo. A forma como, mesmo antes dos acontecimentos, os pensamentos invulgares se manifestam, como oráculos do que está para vir tornam a leitura deste livro um verdadeiro vício.



E, quando o enredo se adensa, as poderosíssimas imagens, estranhas e perturbadoras, com que King desenvolve a história, as sombras de todos os terrores, bem como as reacções que criam, ficam durante bastante tempo gravadas na memória do leitor, que poderá, sem dúvida, perder até algumas horas de sono.

Mais um livro do mestre do terror...

Stephen Edwin King (born September 21, 1947) is an American author of contemporary horror, suspense, science fiction and fantasy fiction. His books have sold more than 350 million copies, which have been adapted into a number of feature films, television movies and comic books. As of 2011, King has written and published 49 novels, including seven under the pen name Richard Bachman, five non-fiction books, and nine collections of short stories. Many of his stories are set in his home state of Maine.



King has received Bram Stoker Awards, World Fantasy Awards, British Fantasy Society Awards, his novella The Way Station was a Nebula Award novelette nominee, and in 2003, the National Book Foundation awarded him the Medal for Distinguished Contribution to American Letters.