sexta-feira, dezembro 26, 2008

Prémios Darwin - Wendy Northcutt

Comecei a ler no dia 19 de Dezembro e acabei no dia 24.

Prémios à estupidez humana.

"Apenas duas coisas são infinitas - o Universo e a estupidez humana, e no que respeita ao Universo não tenho grandes certezas".

-Albert Einstein (Consultor Científico para os Prémios Darwin)



Quem nunca cometeu um acto estúpido e depois se penalizou por isso? Penso que todos nós, em determinadas alturas da vida, já fizemos uma ou outra coisa completamente destituída de bom senso...como pôr em banho-maria uma lata de salsichas fechada ou coisa pior. Mas estamos vivos, não estamos? Logo, não temos qualquer direito a receber um Prémio Darwin mas sim, quanto muito, uma Menção Honrosa.

O que são?

Os Prémios Darwin são homenagens póstumas a indivíduos que por terem cometido actos de uma estúpidez imensa se auto-excluíram da nossa espécie ou ficaram impedidos de passar os seus genes a novas gerações, o que comprovadamente em nada as beneficiaria.

A ideia partiu de um jovem estudante de biologia molecular, Wendy Northcutt: "O princípio fundamental dos Prémios Darwin consiste na celebração da auto-exclusão da raça humana do material geneticamente incompetente. Assim, o potencial vencedor deve morrer ou, pelo menos, ficar incapaz de se reproduzir."

Partindo deste princípio e firmemente ancorado à teoria evolucionista de Darwin, Northcutt começou a pesquisar , a recolher factos reais de pessoas que haviam morrido por pura estupidez e criou um site onde são anualmente divulgados os prémios atribuídos. Depois vieram os livros, embora em Portugal só tenha sido publicado o 1º volume pela editora Replicação, que eu saiba.

Condições para a atribuição do prémio

1. A narrativa tem de ser verdadeira (algumas histórias inverídicas vão para a secção "Lendas Urbanas" por serem engraçadas e criativas);

2. O candidato deve exibir uma total falta de discernimento e morrer em função disso ou ficar incapaz de perpetuar a sua espécie (caso fique vivo e capaz recebe uma "menção honrosa").



Um galardoado

"Um homem, de quarenta e dois anos, matou-se perto de Kaiserslautern, quando observava o eclipse total do sol ao mesmo tempo que conduzia. Uma testemunha viu-o andar aos ziguezagues de um lado para o outro, à medida que se concentrava no sol parcialmente oculto. De repente, acelerou e embateu num pilar da ponte. Aparentemente, tinha acabado de pôr os óculos de sol, os quais são suficientemente escuros para eclipsar tudo, à excepção do sol."

Adorei o livro... bem o ser humano é bastante estupido... enquanto lia este livro não conseguia pensar noutra coisa... mas que estupidos!!!!... como é que são capazes de fazer tamanha estupidez???... Mas parti o "caco" a rir... muito giro...

Muito obrigada Marialeitora, por esta oferta de Natal...estou a pensar abrir um Ring para este livro ;D, o que acham??? Para aprenderemos a não fazermos mais coisas estupidas ;)



Wendy Northcutt (b. September 17, 1963) is the creator of the Darwinawards.com website and author of five books on the Darwin Awards.

According to the short biographies in her books and on her website, Northcutt completed a degree in molecular biology at Berkeley, worked in a neuroscience research lab at Stanford, and later managed the protein purification group at a biotech startup developing cancer and diabetes therapeutics.

Sem comentários: