quarta-feira, março 05, 2014

A Fuga - Laura Palmer, Carolyn Jessop

Um relato dramático, na primeira pessoa, sobre a vida numa seita religiosa ultra-fundamentalista e sobre a corajosa fuga para a liberdade de uma mulher e os seus oito filhos.
Aos dezoito anos, Carolyn foi coagida a casar com um homem trinta e dois anos mais velho, Merril Jessop, que já tinha três mulheres. Os casamentos plurais faziam parte da tradição de Carolyn, que crescera no seio da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FLDS). Nos quinze anos que se seguiram, Carolyn teve oito filhos e suportou os abusos psicológicos constantes do marido.
Todos os seus movimentos eram ditados pelos caprichos do marido. Durante anos, ela foi infeliz, mas sabia que se tentasse fugir e fosse apanhada, os filhos ser-lhe-iam tirados.
Em 2003, Carolyn trocou o medo pela liberdade e fugiu com os oito filhos, com apenas vinte dólares no bolso.
A Fuga revela um mundo equivalente a um campo de concentração, criado por um fanático religioso que, em nome de Deus, privou os seguidores do direito de escolher. O testemunho de Carolyn foi fundamental do processo judicial que levou à detenção do seu famoso líder, Warren Jeffs.

Sem comentários: