Insecta Shoes

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Sumos e Águas Detox - Liliian Barros

Mais de 100 deliciosas receitas para emagrecer, cuidar de si e viver com mais energia

«Como nutricionista, trabalho há anos com os chamados sumos e águas detox. Nas minhas consultas, às minhas pacientes, comecei por implementar estes sumos e águas para as ajudar a emagrecer (…). Mas cada vez mais, aparecem-me pessoas com queixas não apenas relacionadas com o excesso de peso, mas também preocupadas com a celulite, o aspeto da pele, com o cansaço físico e psicológico, a falta de energia no seu dia-a-dia, o mau funcionamento de alguns órgãos, excesso de colesterol, falta de concentração e fraca memória. Para quê gastar dinheiro em suplementos vitamínicos quando podemos fazer os nossos próprios suplementos em casa, de forma rápida e económica?»

A nutricionista Lillian Barros traz-lhe mais de 100 deliciosas receitas de sumos e águas Detox que vão mudar a sua vida. Estas bebidas são uma ferramenta útil e poderosa no seu dia-a-dia, para emagrecer, combater determinadas doenças, ganhar energia, cuidar de si e da sua saúde. De que são feitos estes sumos tão benéficos para a saúde? Quais os ingredientes que devemos ter em casa? Que combinações fazer? Qual é a melhor hora para os beber? Existem contra-indicações? Como devemos conservá-los para não perderem propriedades? Fazer um jejum de líquidos é o aconselhado para desintoxicar? Quanto tempo? Devo coar estes sumos antes de os consumir eliminando toda a polpa e fibra? Estas e outras perguntas são respondidas neste livro que lhe revela ainda as propriedades dos ingredientes que deve utilizar e dos superalimentos como as sementes de chia, as bagas de goji, ou camu, spirolinaa, etc. O objetivo é que a partir destas receitas aprenda a fazer os seus próprios sumos, misturando os ingredientes mais adequados para si. Beba estes sumos e águas, e sinta no seu corpo e na sua saúde os efeitos destes sumos e águas detox!

Comprei este livro, porque achei muito interessante e com muitas dicas para começar a aprender a gostar de sumos naturais, com algumas combinações menos prováveis.
Gostei do facto de a nutricionista indicar no primeiro sumo o passo a passo e aconselhar-nos a irmos provando as várias fases da composição do sumo, para que o nosso paladar se já acostumando aos sabores que vão sendo introduzidos no sumo.

Ontem à noite preparei alguns dos ingredientes (os espinafres e a cenoura), para que hoje de manhã ao "montar" o sumo não perdesse muito tempo.
Então aqui vai o primeiro sumo que eu fiz. (Nota: eu não sei se o meu liquidificador, é pouco potente e por isso o sumo ficou um pouco espesso demais. Eu juntei mais água, mas ainda tenho que pesquisar mais e fazer mais testes).

Primeiro Sumo Funcional

Passo 1
2 mãos cheias de espinafres baby leaf
2 laranjas

Lave bem os espinafres com água e umas gotas de vinagre e coloque no copo liquidificador. Esprema o sumo de 2 laranjas e adicione. Triture tudo até obter uma mistura homogénea e com uma tonalidade verde forte.
Sugiro que prove, utilizando uma colher de sobremesa, apenas para comprovar o sabor disfarçado e pouco intenso do espinafre utilizado.

Passo 2
1/2 pepino com casca
1 maçã com casca

Adicione os dois ingredientes depois de bem lavados e triture. Volte a provar com uma colher e verifique que o pepino não se nota. Se preferir poderá optar, em vez de pepino, 3 - 4 ramos de brócolos.

Passo 3
2 cenouras

Descasque o tubérculo e adicione cortado em rodelas ao preparado anterior. Triture tudo muito bem até obter um preparado homogéneo e compacto. Prove, porque não?

Passo 4
200 ml de água

Adicione a base líquida. Sugiro 200 ml, mas poderá utilizar o conteúdo que achar mais apropriado ao seu paladar, mais ou menos consistente.

Eu fiquei por aqui e o sumo já ficou muito bom. Mas podem adicionar sementes.

Passo 5
1 colher de sopa de sementes de linhaça
1 colher de bagas de goji

Adicione as sementes e as bagas ao seu sumo depois de servido, se gostar de sentir a sua textura, ou incorpore juntamente com os restantes ingredientes no copo do liquidificador e triture.

Sirva num copo e está pronto a beber!
Disfrute das maravilhas e do sabor do seu primeiro sumo funcional!!!

Espero que tenham gostado... eu estou a gostar muito do livro e vou continuar a experimentar novos sumos.



Sem comentários: