quarta-feira, janeiro 13, 2010

Ingredientes para o Amor - Erica Bauermeister

Comecei a ler este livro no dia 10 de Janeiro de 2010 e acabei no dia 12 de Janeiro.

Uma vez por mês, numa segunda-feira à noite, oito alunos de um curso de culinária reúnem-se no restaurante de Lilian para mais uma aula. Entre eles encontram-se Claire, uma jovem mãe ainda a habituar-se a esta sua nova identidade, Tom, um advogado cuja vida foi virada do avesso por uma grande perda, Antonia, uma designer de cozinhas italiana que está a tentar adaptar-se à vida na América e Carl e Helen, um casal já idoso cuja longa relação guarda surpresas de que o resto da turma nunca poderia suspeitar. Os alunos começam a aprender a arte que está por detrás das inspiradoras refeições criadas por Lilian, mas rapidamente se torna claro que todos andam, na realidade, à procura de uma receita para qualquer coisa que está muito além da cozinha. Um por um, vão sendo, pois, transformados pelos aromas, os sabores e as texturas do que vão criando, como por exemplo um bolo branco que desencadeia uma série de reflexões sobre a doce fragilidade do amor e um molho de tomate e alho que parece fazer desabrochar uma paixão mas esmorecer outra. Com o tempo, os percursos destas pessoas vão-se entrecruzando e a essência da arte culinária de Lilian vai extravasando do restaurante para os recantos mais ocultos das suas vidas, com resultados muitas vezes surpreendentes e sempre deliciosos



Adorei como este livro foi organizado, cada capitulo correspondia a uma personagem do livro e todos eles faziam para de um curso de culinária. E através das receitas a escritora fala sobre a vida amorosa de uma das personagens e como os simples ingredientes se transformam em excelentes receitas. E adoro a forma como a escritora descreve tudo, pois mexe com todos os nossos sentidos: olfactivos, visuais, auditivos, gustativos e táctil .



Erica Bauermeister received a B.A. from Occidental College and a Ph.D. from the University of Washington. She is the co-author of 500 Great Books by Women: A Reader's Guide and Let's Hear It For the Girls: 375 Great Books for Readers 2-14. She lived in Bergamo, Italy for 2 years, from 1997-1999. When she returned to Seattle, she took a cooking class, which lead to her first novel, published in January 2009 – The School of Essential Ingredients. She currently lives in Seattle (and sometimes in Port Townsend), Washington with her family.

2 comentários:

B. disse...

Gostei, parece-me ser um excelente livro!

bjinhs

B. disse...

Gostei,parece-me um excelente livro!

bjinhs