Insecta Shoes

quarta-feira, dezembro 23, 2009

O Filosofo e o Lobo - Mark Rowlands

Comecei a ler este livro no dia 12 de Dezembro de 2009 e acabei no dia 22 de Dezembro

No dia em que Mark Rowlands comprou um lobo, teve a sua primeira grande lição sobre a espécie: os lobos não gostam de ficar sozinhos. Ao regressar a casa, encontrou-a completamente destruída: dos forros do sofá, às tubagens do ar condicionado, nada restava inteiro.


Naquele dia, Mark fez um pacto com Brenin: nunca mais o abandonaria.Começava assim a estranha amizade de um professor de filosofia, misógino e alcoólico, e o seu imponente lobo de 70 quilos. Não mais se separaram. Iam juntos para todo o lado: os jogos de râguebi, as festas na universidade, e até às aulas - onde Brenin ocasionalmente uivava, ao ouvir dissertações chatas sobre filósofos herméticos.
O Filósofo e o Lobo é a história real de uma relação de doze anos entre um homem e um lobo. É um ensaio sobre o que nos separa (e aproxima) dos animais, um tratado sobre a lealdade, o companheirismo e o amor. Mas é também, acima de tudo, uma narrativa comovedora, pungente, sobre o que significa ser-se humano - e sobre o que podemos aprender com os lobos.

Quem pensa que vai ler um livro parecido com o Marley e Eu... está muito enganado...

É um livro mais técnico (escrito por um professor Universitário - Filosofo) com muitas reflexões sobre a relação entre os seres humanos e os lobos. E na opinião do escritor, os seres humanos deveriam abandonar os seus comportamentos de símios e seguir mais os comportamentos dos lobos.

É uma leitura interessante, mas, para quem não gosta deste tema, pode ser uma leitura bastante "pesada".


Autor:
Mark Rowlands tentou, sem sucesso, formar-se em Engenharia na Universidade de Manchester. Ao fim de um ano decidiu mudar de rumo, e inscreveu-se em Oxford, onde viria a doutorar-se em Filosofia. A partir de então, e durante duas décadas, viveu em vários países – Estados Unidos, Irlanda, França e Inglaterra –, quase sempre como professor universitário. Escreveu diversos livros, sobretudo obras académicas que reflectem sobre o estatuto moral dos animais, entre os quais o best-seller Everything I Know I Learned From TV. Após várias tentativas falhadas de se tornar surfista profissional, acabou por se resignar à condição de docente, e actualmente dá aulas em Miami. O Filósofo e o Lobo, publicado este ano em Inglaterra com enorme sucesso, foi traduzido para mais de uma dúzia de países.

1 comentário:

Ana disse...

Feliz Natal!!!!

Bjs***