Insecta Shoes

quinta-feira, outubro 31, 2013

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

Alice no País das maravilhas é provavelmente o livro de fantasias mais famoso de todos os tempos. Nas aventuras da pequena Alice, tudo é possível, tudo é maravilhoso, e na sua jornada desde que cai pela toca do coelho, a menina encontra personagens inesquecíveis e que povoam os sonhos da nossa infância, como o Coelho Branco que anda sempre atraso, o Gato de Cheshire que não pára de rir, o Chapeleiro Louco, ou a Rainha de Copas, uma monarca com muito mau feitio e especial apetência por decapitações.

quarta-feira, outubro 30, 2013

Um Estranho em Goa - José Eduardo Agualusa

Um escritor parte para Goa à procura de uma lenda - o Comandante Maciel, de seu verdadeiro nome Plácido Afonso Domingo, antigo comandante de guerrilhas, em Angola, ou, segundo outras versões, um agente infiltrado da polícia política portuguesa. O que encontra é uma lenda maior, e muitíssimo mais fascinante. Um Estranho em Goa é um roteiro por um território antiquíssimo, onde a realidade e a magia se passeiam de mãos dadas.
"O Diabo nunca anda muito longe do Paraíso" - lembra um dos personagens. Neste maravilhoso romance - que é, também, uma biografia do Diabo -, ele pode estar em toda a parte. O que une, afinal, um traficante de relíquias religiosas, uma bela e misteriosa historiadora de arte, especializada na recuperação de livros antigos, ou um sedutor empresário neopagão? E quem é Plácido Domingo?

terça-feira, outubro 29, 2013

Escola 4: O meu Irmão é um Mentiroso do Pior! - James Patterson

E então, em quem é que vais acreditar: em mim ou no Rafe? Chamo-me Georgia Khatchadorian, e sei bem o que o meu irmão Rafe anda a dizer de mim: mentiras, mentiras, e mais MENTIRAS! Diz que sou uma chata e uma queixinhas e que lhe roubo a sobremesa. (OK, talvez esta última parte seja verdade.) O que não sabes é que eu: sou mais esperta do que ele (quem não é?), sou mais popular do que ele (quem não é?), e tenho muito, mas muito mais piada (o que não é nada difícil). Por isso, se estás preparado para saber como é que aquela peste do meu irmão (o Rafe) e a horrível reputação dele conseguiram dar cabo da vida de uma rapariga inocente (essa sou EU) e do seu primeiro ano no 2.º Ciclo… Vem daí! Chegou a hora da desforra!

segunda-feira, outubro 28, 2013

Tom Gates 3: A Vida é tão Fixe! (ou nem por isso) - Liz Pichon

Tom Gates é mestre em arranjar desculpas para não fazer os trabalhos de casa.
Atacado por cães, água derramada nos cadernos ou ter sido atingido por raios, são apenas alguns dos argumentos bem divertidos que Tom arranja para tentar enganar os pais. Em Tom Gates 3: A Vida é tão Fixe! (ou nem por isso), Tom está de regresso à escola, o que nem é assim tão mau.
O Dia do Desporto, a festa da escola e o aniversário do Tom estão aí mesmo à porta. E, ainda melhor, a terrível irmã mais velha não vai poder estar presente em nenhum destes eventos! A notícia menos boa é que a avó insiste em fazer o bolo de aniversário do Tom, o que só pode correr mal!

Amor Proibido - Santa Montefiore

Quando é que a atração se transforma em tentação? Quando é que a tentação se transforma em compulsão?
Com um casamento feliz, dois filhos pequenos e um círculo de amigas dedicadas, Angelica sabe que deve estar grata. Mas depois conhece um carismático sul-africano que a seduz e a faz sentir-se bela. O que começa por ser uma amizade a grande distância evolui para algo mais profundo e em breve ela espera ansiosamente pelos seus mails.
Das glamorosas ruas de Londres para os luxuriantes vinhedos da África do Sul, Angelica persegue um sonho que põe em risco tudo o que estima. Contudo, o sonho é maculado e um momento de violência selvática junta-se a Jack para logo os separar. Com a vida reduzida à sua mais pura essência, Angelica descobre que o que o destino rouba com uma mão dá com a outra...

O Anjo Caído - Daniel Silva

Depois de ter sobrevivido por um triz à sua mais recente missão, Gabriel Allon, o herói dos serviços secretos israelitas, refugiou-se por detrás dos muros do Vaticano, onde se encontra a restaurar uma das obras-primas de Caravaggio. Mas certa manhã, bem cedo, é chamado à Basílica de São Pedro por monsenhor Luigi Donati, o influente secretário privado de Sua Santidade o Papa Paulo VII. Foi encontrado o cadáver de uma bela mulher debaixo da magnífica abóbada de Miguel Ângelo. A polícia do Vaticano suspeita de suicídio, mas Gabriel não concorda.
E, segundo parece, o mesmo se passa com Donati, que receia que uma investigação pública possa vir provocar no seio da Igreja e, por isso, chama Gabriel para que ele descubra discretamente a verdade. Com uma advertência: «Regra número um no Vaticano», diz Donati. «Não faça demasiadas perguntas.»
Gabriel descobre que a mulher morta desvendara um segredo perigoso, que ameaça uma organização criminosa que anda a pilhar tesouros da Antiguidade e a vendê-los a quem oferecer mais dinheiro. Mas não se trata apenas de ganância. Um agente misterioso planeia uma sabotagem que irá mergulhar o mundo num conflito de proporções apocalípticas…

quarta-feira, outubro 16, 2013

A Magia das Aldeias de Montanha - Paulo Alexandre Loução

Esta edição é uma verdadeira viagem pelas aldeias de montanha da Serra da Estrela, debruça-se mais detalhadamente pela sua vertente sul (Seia), destacando a memória, as tradições e imaginário e ainda os espaços/ locais a visitar em nove dessas aldeias. Algumas delas são conhecidas de muitos portugueses como é o caso de Sabugueiro e Loriga. Outras verdadeiras surpresas que unem a beleza da paisagem natural com a riqueza cultural de comunidades vivas. Trata também, na sua primeira parte, a Serra da Estrela como um todo vivo e orgânico, nas suas dimensões: Elementos, Saúde, Tradição, Renovação, Espaço, Lusitanos e Axis.

A minha opinião:

Um excelente trabalho, onde se pode verificar uma exaustiva compilação de informação histórica, sobre lendas, sobre as tradições e sobre os costumes dos aldeões das aldeias da montanha da Serra da Estrela. O livro encontra-se muito bem dividido, no início uma apresentação mais global (Elementos, Saúde, Tradição, Renovação, Espaço, Lusitanos e Axis) e depois uma descrição pormenorizada das aldeias (Vide, Teixeira, Alvoco da Serra, Cabeça, Loriga, Sazes da Beira, Valezim, Lapa dos Dinheiros e Sabugueiro). E cada capítulo de uma aldeia tem as seguintes subdivisões: Memória; Imaginário e Tradições (Lendas, poesia, musica e gastronomia) e Lugares (apresentação de vários roteiros).

Gostei das sugestões apresentadas para diversos percursos pedestres e não só, para que possamos visitar os lugares mais interessantes e com interesse histórico ou lugares de beleza paisagística, como são as cascatas de águas límpidas e miradouros para podermos observar as características típicas e únicas destas aldeias de montanha, como é o caso dos socalcos de Loriga. Fiquei muito impressionada e com vontade de fazer uma escapadinha até à Serra da Estrela.

E no final da leitura deste livro espero que aceitem o convite do escritor a «Aventure-se a banhar-se nas águas refrescantes da Serra, a beber das suas fontes cristalinas, a contemplar entardecer soberano, a embrenhar-se pelas matas repletas do chilrear dos pássaros, das marcas do homem antigo, a enlear-se dos cheiros silvestres pelos campos onde se passeiam ovelhas brancas…»

terça-feira, outubro 15, 2013

Êxtase - J. R. Ward

Mels Carmichael, jornalista do Caldwell Courier Journal, apanha o maior choque da sua vida quando um homem se atravessa à frente do seu carro junto ao cemitério local. Depois do acidente, a amnésia dele é o tipo de mistério que ela gosta de solucionar, mas em breve descobre que o passado é demasiado misterioso... e que está a apaixonar-se pelo estranho. Enquanto as sombras oscilam entre a realidade e o outro mundo, e a memória do seu amante começa a voltar, os dois aprendem que nada está realmente morto e enterrado. Em especial quando se está preso numa guerra entre anjos e demónios. Com a alma em jogo, e o coração de Mels em risco, o que irá ser preciso para salvar ambos?



A minha opinião:


Jim Heron é um anjo caído que tem que salvar a vida de sete pessoas, cada uma com um pecado mortal.

No primeiro volume encontramos o pecado da Cobiça, através da pessoa de Vin diPietro, que era viciado no trabalho, mas que acaba por encontrar o amor da sua vida na Marie-Terese, a sua alma gémea.

No segundo volume (que ainda não li, mas estou inscrita no bookcrossing), descobrimos o pecado do Desejo, através do assassino Isaac Roth, que se apaixona pela sua defensora oficiosa, Grier Childe.

No terceiro volume (que também não tive a oportunidade de ler), deparamo-nos com o pecado da Inveja, onde o detetive de Homicidios Thomas Delvecchio Jr, filho de um assassínio, se sente cativado pela Sophia Reilly, a agente dos Assuntos Internos encarregue de supervisionar Delvecchio.

Neste quarto volume, da coleção Anjos Caídos, é narrado o pecado do Êxtase, onde Matthias se encontra rendido as qualidades da Melissa Carmichael, jornalista do Caldwell Courier Journal.

A escritora volta a nos apresentar neste romance a luta entre o Bem (Jim Heron) e o Mal (Devina), onde um humano que viveu a sua vida em pecado ou a cometer muitos crimes, como é o caso do Matthias, um ex-assassino das Operações Especiais. Este acabado de sair do Inferno, volta à Terra para se redimir do seu passado.

Para que o Bem possa ganhar esta “guerra”, criada pelo Criador, o Jim Heron e os seus companheiros tem que proteger Matthias e fazer com que este num ato altruísta possa compensar por todo o mal que tenha feito no passado. E Devina, uma “cabra”, com um distúrbio maníaco-compulsivo, faz de tudo para que Matthias continue no caminho do mal e continua a interferir com os sentimentos de Jim, num assunto que já vem nos livros anteriores. Jim quere resgatar a alma de uma humana (Sissy), que se encontra presa no Inferno, informação obtida pelo Matthias e para isso tem que negociar com a Devina.

Com este final, ficamos presos a esta escritora e a esta coleção Anjos Caídos e ficamos ansiosos para que os próximos volumes não demorem muito tempo a serem publicados.

quinta-feira, outubro 10, 2013

NYPD - James Patterson

Existem 35 mil polícias em Nova Iorque. Apenas 75 pertencem à unidade especial que protege os mais ricos e poderosos. A NYPD Red é uma unidade especial da polícia de Nova Iorque, encarregada de proteger os interesses dos cidadãos mais ricos e poderosos de Manhattan. Quando um produtor de cinema mundialmente famoso é envenenado no primeiro dia de um festival de cinema de Nova Iorque, a unidade NYPD Red é a primeira a ser chamada. A este crime hão de seguir-se o assassínio de um ator no local de filmagens e a explosão de um cocktail molotov durante um dos eventos do festival. O detetive Zach Jordan e a sua nova parceira e ex-namorada, a detetive Kylie MacDonald, são destacados para o caso. O assassino planeou cada homicídio e cada fuga até ao último pormenor, como se do guião de um filme se tratasse. E concebeu um final explosivo que irá arrasar Nova Iorque e Hollywood. Mais um policial explosivo!

A minha opinião:


NYPD Red é o primeiro volume desta nova coleção do escritor James Patterson. A sua escrita é fluida e simples, os seus capítulos são curtos, o que torna a leitura dos seus livros sempre a um ritmo alucinante. E a ação em que nos vimos envolvidos e a forma como é feita a narração, neste caso o assassínio é um doente psiquiátrico com uma carreira como figurante nalguns filmes de Hollywood, e que nos descreve os seus crimes, como se estivesse a gravar a cena de um filme.

A equipa que fica encarregue de resolver estes misteriosos crimes, é composta por Zach Jordan e Kylie MacDonald, dois detetives de topo da polícia de Nova Iorque, NYPD Red, que já se conhecem dos tempos da academia da polícia. Os dois fazem uma ótima equipa e juntos vão viver vários momentos de risco para as suas próprias vidas.

Não conseguimos deixar de ler toda esta ação e queremos sempre saber o que vai acontecer no próximo capítulo e tentamos descobrir a identidade do misterioso assassínio que em cada novo crime tem uma nova personagem e uma caracterização digna de Hollywood.

Não é por nada que este escritor é o n.º 1 em todo o Mundo e tenha mais de 280 milhões de livros vendidos, os seus policiais são explosivos e deixam-nos sempre com vontade de ler sempre mais.

terça-feira, outubro 08, 2013

A Vingança do Lobo - Vítor Frazão

No Parque Nacional de Olympic, sobre um crepúsculo enublado, dois campistas são atacados. Dias depois, em pleno Parque Central de Nova York, três corpos aparecem mutilados, alimentando a imaginação dos media. O que eles não sabem é que ambos os crimes são mais do que aparentam.
Dez anos após ter desertado do seu clã, Lance "Meia-Raça" Fenrison, um lobisomem híbrido, volta à cidade Nova York para se vingar do homem que lhe matou a mulher e a filha. No outro lado do espectro está Isabel Martínez, uma agente da polícia, que ao encontrar-se acidental com Lance é atirada de cabeça para uma realidade que nem sonhara existir, levando-a a duvidar da própria sanidade. O mero regresso de Lance à Grande Maçã acaba por ter mais repercussões do que este poderia imaginar e, sem dar por isso, o licantropo vê-se alvo não só dos Obliteradores, uma sociedade dedicada ao extermínio de todas as criaturas paranormais, como do seu próprio clã. Vale-lhe uma inesperada e invulgar aliada, Eleanora "Lâmina Sangrenta" Reeve, uma vampira atípica, que tem uma única e ambiciosa missão: unir todas as divergentes espécies de Ocultos, o nome colectivo dados aos seres sobrenaturais, contra os Obliteradores que insistem em caçá-los.
Uma obra com sentimentos profundos, quem sabe apaixonante para quem lê. Palavras de Amor são um capítulo de uma vida...
Obliteradores obcecados e inflexíveis; lobisomens belicosos e tribalistas; vampiros inteligentes e intriguistas; feiticeiros poderosos e vulgares humanos que vivem as suas vidas, ignorando que em plena Nova York do século XXI o sobrenatural continua tão forte como em qualquer supersticioso e atrasado canto do mundo medieval.

quinta-feira, outubro 03, 2013

A Biblioteca Perdida do Alquimista - Marcello Simoni

A Biblioteca Perdida do Alquimista é o segundo livro da trilogia medieval protagonizada pelo mercador Ignazio de Toledo.

Primavera de 1227. A rainha de Castela desaparece de forma misteriosa. Estranhos boatos correm pelo reino e alguns sugerem até uma intervenção do maligno. Ignazio de Toledo é convocado por Fernando III, o Santo, à sua corte e incumbe o mercador de relíquias de procurar a rainha, presumivelmente sequestrada pelo conde de Nigredo, um alquimista. Em Córdova, para onde foi convocado, Ignazio encontra um velho magister que lhe fala de um livro que todos procuram e que poderá fornecer-lhe indícios sobre o sucedido. Mas no dia seguinte o velho magister é encontrado morto, envenenado…
Os locais mais esotéricos num livro que resulta de uma rigorosa investigação histórica.

A minha opinião:


Este é o segundo volume da trilogia do escritor Marcello Simoni, que começou com o primeiro volume, O Mercador de Livros Malditos, também disponível pelo Segredo dos Livros.

Este escritor que também já trabalhou como arqueólogo, é um perito narrador de romances históricos, que envolvem grandes mistérios, uma boa quantidade de suspense e nos prende logo desde o primeiro capítulo.

Somos transportados para o século XIII, onde a Rainha de Castela (Rainha Branca) é raptada de forma misteriosa. Ignazio Álvarez de Toledo, juntamente com o seu filho Uberto e o seu amigo francês Willalme, são convidados pelo Rei Fernando III de Castela a encontrar a Rainha.

Neste segundo volume, o escritor fala-nos de muitos temas, como é o caso da falsificação de moedas através do processo de alquimia, envenenamentos misteriosos, que mais parecem que as pessoas estão possuídas pelo Diabo. Faz-nos um retrato de pessoas que estão ligadas à Igreja, que são extremamente tradicionalistas e que perseguem os cátaros, pois estes estão a incentivar à heresia. Achei interessante como as várias línguas (latim, francês e espanhol) têm palavras que são pronunciadas quase da mesma forma, mas que têm significados diferentes (Airagne idêntico a Ariane = aranha) e podem causar confusões linguísticas.

Mas aconselho vivamente a leitura deste livro, pois é nos entregue um final muito interessante, onde quase todas as personagens nos vão surpreender, mas o Ignazio é um excelente investigador que possui uma capacidade de dedução fora de serie e que nos vai conseguir explicar todas as relações entre as personagens e seus mais secretos segredos.