Insecta Shoes

segunda-feira, setembro 30, 2013

Um Atalho no Tempo - Madeleine L'Engle

Quando a história começa, as personagens principais, Meg Merry e o seu irmão mais novo, Charles Wallace, vivem com a mãe e os irmãos, Sandy e Dennys. Meg tem dificuldade em adaptar-se à escola e sente a falta do pai, um cientista, que desapareceu há mais de um ano enquanto efetuava uma experiência que envolvia viajar no tempo. Um ser estranho de outro mundo visita o lar dos Murry e fornece uma pista importante sobre o paradeiro do Sr. Murry. Meg, Charles Wallace e o amigo Calvin O’Keefe começam então uma viagem perigosa no tempo e no espaço para salvarem o Sr. Murry. São assistidos pelas estranhas visitas dos Murry, a Sra. Quéisso, a Sra. Quem e a Sra. Qual. As crianças veem-se em breve no centro de uma luta entre o bem e o mal, que ameaça destruir a liberdade e a individualidade. Pelo caminho, desenvolvem força, coragem e capacidades que não sabiam ter. Para Meg, em especial, a viagem é mais do que uma aventura ou uma missão para ajudar os outros: é também uma viagem de autodescoberta que muda as suas ideias sobre si própria e as pessoas que a rodeiam.

A minha opinião:

Não tinha conhecimento desta escritora nem da existência deste clássico. O livro agarrou-me logo na primeira página. Foi interessante “sentir” o que estava a ler, o cenário que estava a ser descrito naquelas páginas estava também a acontecer à minha volta.

Um romance juvenil, repleto de aventuras, muito interessante e com imensas informações que ajudam os mais jovens a aprender sobre novos temas que de outra forma não iriam procurar.
Gostei muito das personagens, como são descritas e as suas personalidades como vão evoluindo com o decorrer da ação. É o caso da Meg, que no início se auto descreve como sendo uma jovem muito insegura e revoltada com as outras pessoas, por causa do desaparecimento do pai. Mas no final, depois de tantas aventuras passadas na companhia do seu irmão Charles Wallace e do seu novo amigo Dennis, torna-se mais segura de si, com mais segurança, devido ao facto ao seu pai ter confiando nas suas capacidade e de a ter feito “crescer”, com a ajuda do amor.
Estes três jovens vão vivar a aventura da vida deles, vão viajarem no tempo, para irem salvar o pai da Meg e do Charles Wallace. A história faz referência a uma “luta”, que já dura a muitos séculos, uma luta contra uma força Negra, que é batalhada por grandes personalidades, como é o caso de Jesus, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Shakespeare, Bach, Pasteur; madame Curie, Einstein, Schweitzer, Gandhi, Buda, Beethoven, Rembrandt, Euclides e Copérnico. É interessante e importante falar aos jovens sobre estas notabilidades, para lhes fazer questionar quem são, o que fizeram e porque é que são tão importantes e faze-los procurar as suas obras e interessarem-se por novas formas de arte e clássicos musicais.
Achei interessante como a escritora encontrou uma forma divertida e ligeira de abordar temas que as crianças e adolescentes dos nossos dias devem de achar que são uma grande “seca”.
Aqui ficam algumas frases históricas, que aparecem no livro e que ensinam os mais novos a conhecer as origens de frases que não conheciam.
“Auf frischer tata ertappt “ (Alemão) e “In flagrante delicto” (Latim) – Apanhado com a boca na botija.
“Ab honesto virun bonum nihil deterret” (Séneca) – Não há nada que detenha um homem bom de fazer a coisa honrada.
“Justitiae soror fides” (Latim) – A fé é irmã da justiça.

“Le coeur a ses raisons que la raison ne connaît  point” - Pascal (Francês) – O coração tem razões que a razão desconhece.
“Come t’ è picciol fallo amaro morso” – Dante (Italiano) – Que dores penosas um pequeno defeito te causa.
“Un asno viejo sabe más que un potro” – A. Perez (Espanhol) – Burro velho sabe mais do que potro novo.
“Finxernut animi, raro et perpauca loquentis”- Horacio – Os atos falam mais alto do que as palavras.
“Vitam impendere vera” – Apostar a própria vida pela verdade.

quinta-feira, setembro 26, 2013

Timmy Fiasco: Sempre a Meter Água - Stephan Pastis

Eis o "detetive" Timmy Fiasco, estrela do livro cómico do ano. Ele é o fundador, presidente e administrador da agência de detectives com o seu nome: Fiasco, Lda. A Fiasco, Lda. é a melhor agência de detetives da terra e, provavelmente, da região. Talvez até de todo o mundo. Mas quando ele passa a ter um sócio, um enorme urso polar chamado Total, o resultado passa a ser Fiasco Total, Lda. Com personagens irresistíveis e um humor visual que decorre num ritmo perfeito, este livro vai deixar-te a roncar de tanto rir. Um livro e um herói que se distinguem claramente dos seus rivais.






A minha opinião:

Timmy Fiasco é um livro escrito para jovens a partir dos 8 anos, não significa que não o possas ler e passar umas horas a dar umas boas gargalhadas. E constatar como é que o Timmy pode ser um autêntico falhado, pois é isso mesmo que ele é. Pois mesmo com todas as provas enfrente dos seus olhos, ele recusa-se a ver as evidências e a verdade. Mas vive na ilusão de que é o melhor detetive da cidade… bem do país... ou melhor dizendo do MUNDO!!!

Mas ele, em abono da verdade também não tem muitas pessoas que o ajudem. Tem um amigo que é idiota, a mãe não o compreende e só faz coisas para o atrapalhar nas suas investigações, as coisas na escola também não correm bem, pois só o fazem perder tempo com os estudos que não servem para nada enquanto devia estar a dedicar o seu tempo nas suas investigações.

E ainda tem um enorme obstáculo para ultrapassar… sim ele é enorme!!!! Ele pesa 700 kg, é grande e gordo, e passa o tempo todo ou a comer ou a dormir, enquanto devia de estar a ajudar o seu sócio, na agência de investigação FIASCO TOTAL, Lda. Ele é o Total, um urso polar que perdeu a sua casa no Ártico e teve que percorrer 4990km, para encontrar comida.

Vem ajudar o Timmy a resolver alguns mistérios, ele de certeza precisa da tua ajuda a desvendar o caso dos doces do Halloween desaparecidos, o caso do Fiascomovél roubado (é Segway da mãe do Timmy), descobrir a pessoa histérica que cobriu a casa dos Webers de papel higiénico e saber qual a causa da morte do hamster dos Hodges. Vais ainda descobrir quem é a amiga do Timmy que está loucamente apaixonada por ele e quem é o detetive rival do Timmy.

quarta-feira, setembro 25, 2013

Private: Agência Internacional de Investigação - James Patterson com Maxine Paetro

Jack Morgan, antigo fuzileiro naval e agente da CIA, herdou do seu pai a Private, uma reputada agência internacional de investigação e segurança e, com ela uma carga de trabalhos que pode levá-lo ao ponto de rutura.
Os segredos dos homens e mulheres mais poderosos chegam diariamente a Jack e aos seus agentes, que usam técnicas forenses de ponta para resolver os seus casos.
Como se não lhe bastasse ter de apurar a verdade sobre um escândalo de jogo ilegal na liga de futebol americano e tentar resolver um inquérito criminal sobre as mortes selváticas de 18 raparigas, Jack ainda vai ter de desvendar o tenebroso assassínio da mulher do seu melhor amigo — e sua antiga amante.
Com uma narrativa que se desenvolve a um ritmo alucinante, Private: Agência Internacional de Investigação é o mais excitante e vibrante thriller de James Patterson.

A minha opinião:
 
Já sou uma fã do James Patterson à algum tempo. O primeiro livro que me lembro de ler deste escritor foi 3º Grau, do Clube das Investigadoras e gostei tanto que sempre que vejo algum novo livro, independentemente do género, inscrevo-me logo para ler, pois tenho a certeza que não me vai dececionar.
Em relação a esta nova coleção; Jack Morgan, foi uma nova descoberta e um novo prazer, em me perder nos seus novos casos policiais, com os seus capítulos pequenos, que torna a leitura mais rápida e mais fluida.
Patterson, apresenta-nos uma agência internacional de investigação, onde um grupo de grandes talentos trabalha em conjunto para deslindar os mistérios de alguns casos bastantes mediáticos e que tem de ser resolvidos rapidamente.
Neste primeiro volume a agência de Jack Morgan vê-se a braços com três casos bastante importantes e alguns de carater pessoal.
O primeiro caso é o do assassinado de Shelby, uma antiga namorada de Jack, agora casada com o seu melhor amigo Andy, que aparece morta no quarto da sua casa. Sem qualquer tipo de provas no local, o principal suspeito recai no marido. Mas Jack, confia na palavra do seu amigo e fazer tudo por tudo para descobrir o verdadeiro criminoso e todos os segredos na vida privada dos seus amigos.
Jack é contratado pelo seu tio Fred, para apurar a verdade sobre um escândalo de jogo ilegal na liga de futebol americano (NFL), onde os resultados dos jogos estão a ser adulterados, para favorecer um grupo de criminosos.
E o caso mais mediático da Agência de Investigação Internacional Private, é o Caso das Estudantes, onde as mortes selváticas de 18 raparigas adolescentes, colocam toda a equipe e o seu equipamento, a tentar resolver este mistério, usado técnicas forenses de ponta.
Pelo meio é nos descrito um pouco do passado da vida de Jack Morgan, a sua má relação com o seu falecido pai, a conturbada relação com o seu irmão gémeo Tommy e os seu traumas deixados pela guerra no Afeganistão, onde sofreu um grave acidente de helicóptero e onde não conseguiu salvar alguns dos seus companheiros de armas.

sexta-feira, setembro 20, 2013

O Elmo de Cristal - Francisco Dionísio

Uma história fantástica em dois sentidos: porque é realmente muíssimo boa (fantástica!) e porque pertence ao universo do fantástico, tão do agrado dos leitores juvenis (e não só) desde o início do fenómeno Harry Potter, fantástico esse que é neste livro explorado e muito bem combinado com aventura, intriga, traição e crime.
Pegando no imaginário português, no seu património histórico, Francisco Dionísio conta, em linguagem escorreita, uma história muito bem suportada numa narrativa empolgante: Ricardo, Rita, André e Sara, entram no glorioso mundo dos Mouros das Terras Encantadas, em pleno Monsaraz, e aí, obrigados a superar as suas próprias capacidades, participam, entre o medo e o sangue-frio, nas implacáveis lutas pelo poder e pela salvação de duas potências rivais.

quarta-feira, setembro 18, 2013

Mais forte que o Desejo - Cheryl Holt

Com a família a atravessar uma grave situação financeira, Olivia Hopkins dispõe-se a conseguir uma proposta de casamento do já maduro conde de Salisbury. Contudo, o plano cai por terra quando ela descobre um livro erótico na biblioteca do conde. O livro incendeia o corpo de Olivia, que não consegue pô-lo de lado, até ser apanhada em flagrante pelo diabolicamente bonito filho do conde, um homem que lhe acelera o coração e lhe preenche o imaginário com pensamentos escaldantes…
Phillip Paxton não consegue acreditar na sua boa sorte. O facto de ter apanhado Olivia com aquele livro picante confere-lhe a maravilhosa oportunidade de humilhar o pai que despreza. Servindo-se do livro como isco, Phillip atrai Olivia para uma ligação eletrizante que resulta em ardentes lições de paixão. Phillip não esperava apaixonar-se pela sua encantadora aluna, mas o que começa como um esquema libertino em breve se transforma num romance genuíno e que Phillip protegerá a qualquer custo…

A minha opinião:


Este é o segundo livro que leio desta escritora. E como o primeiro é uma história que se passa no início do século XIX, onde encontramos os três romances entre: Olivia Hopkins (uma jovem aristocrática, cuja família depende dela a nível financeiro) e o jovem Phillip Paxton (o responsável pelos estábulos e com um segredo que ninguém pode imaginar), Edward Paxton (o Lorde Salisbury, um viúvo, que está á procura de uma jovem noiva, mas tem um segredo há muito guardado) e Winnifred Stewart (Winnie é uma jovem que no passado se apaixonou por um aristocrata e dessa relação resultou uma filha que teve que entregar para a adoção, para não manchar o nome da sua família) e o romance entre Penelope (uma jovem muito manhosa que quer atrair um homem mais velho, para ficar com a sua fortuna e poder fugir às garras da sua possessiva e controladora mãe Margaret) e Freddy Blaine (um homem perverso que se excita sexualmente com crianças, um pedófilo, cuja situação financeira depende do irmão e que está desesperado para a reparar, casando com uma jovem cuja situação financeira seja melhor).

Um romance cheio de tensão sexual e onde no meio podemos encontrar algum suspense, o rapto de uma jovem criança e uma vilã louca preparada para tudo, para conseguir alcançar os seus objetivos, mas no final como numa boa história de amor tudo se resolve e encontramos um final feliz para todos e um final merecido para outros.

terça-feira, setembro 17, 2013

Feitiços de Amor - Barbara Bretton

Parece uma vila bucólica igual a tantas outras, mas esconde um segredo antigo de todos os visitantes…
Sugar Maple é uma terra encantada habitada por feiticeiras, fadas, vampiros e outras criaturas mágicas. Chloe Hobbs é a única que não tem poderes especiais naquele lugar onde nada é o que parece.

Chloe é a proprietária da Sticks & Strings, uma popular loja de artigos de tricô. Mas é também a última descendente de uma longa dinastia de feiticeiras com o futuro de Sugar Maple nas mãos. Chloe sabe que tem de se apaixonar para receber os poderes mágicos e continuar a proteger a sua terra natal. Mas, aos 30 anos, ainda sonha com o verdadeiro amor e as amigas decidem lançar feitiços para a ajudar a encontrar o homem dos seus sonhos. O que ninguém esperava era que Chloe se apaixonasse perdidamente por Luke MacKenzie, o polícia destacado para investigar o primeiro crime ocorrido em Sugar Maple e cem por cento humano. Se o amor abre finalmente a porta aos seus poderes mágicos, esses mesmos poderes impedem Chloe de sonhar com um futuro ao lado de Luke…Feitiços de Amor é um romance encantador e inesquecível sobre o poder do amor e a magia dos sonhos.

sexta-feira, setembro 06, 2013

Desaparecidas - Tess Gerritsen

Uma mulher sem identificação parece ser apenas mais um corpo a aguardar a autópsia no Instituto de Medicina Legal de Boston — até ao momento em que a doutora Maura Isles vê o cadáver abrir os olhos. A desconhecida, completamente em pânico, é levada de imediato para o hospital, onde acaba por matar um segurança e fazer vários reféns, incluindo a detetive Jane Rizzoli, que fora internada nessa manhã para dar à luz o seu filho.
No exterior do hospital, o marido de Jane, o agente do FBI Gabriel Dean, desespera ao ver as horas passarem sem que a polícia consiga resolver aquilo que tudo indica ser um vulgar sequestro de vários reféns. Contudo, depressa o caso começa a revelar-se bem mais complicado e com implicações mais profundas quando um segundo sequestrador entra em cena. E momentos antes de o grupo de resgate tomar o hospital de assalto para libertar os reféns, a mulher avisa Jane: «A Mila sabe.»
Quem é Mila? Qual o terrível segredo que esconde? E por que razão os serviços secretos estão tão empenhados em ocultar todas as provas que poderiam ajudar a resolver o caso? Numa corrida contra o tempo, Jane e Gabriel partem em busca da misteriosa Mila, que detém a chave que poderá desvendar o tenebroso mistério. Mas há mais alguém desesperado para a encontrar, e disposto a tudo para a silenciar…

quarta-feira, setembro 04, 2013

O Segredo do Chocolate - James Runcie

Diego de Godoy, um jovem espanhol em busca de fama e fortuna, embarca rumo ao Novo Mundo no ano de 1518. Nas Américas luta ao lado de Cortés, o conquistador do México. No meio dessa grandiosa campanha, onde conhece o líder Asteca Montezuma, apaixona-se pela bela Ignacia, uma nativa que o inicia nos segredos sensuais do chocolate.
Apesar das circunstâncias separarem os amantes, Ignacia dá a Diego um elixir e uma promessa: "Se estiveres vivo, então eu estarei viva. Nunca desistas de me procurar."
Acompanhado pelo seu cão, Diego está destinado a vaguear pelo mundo através dos séculos, em busca do seu amor perdido, da perfeição do chocolate e do sentido da vida. No seu percurso pela Europa acompanha os maiores acontecimentos e cruza-se com personalidades como o excêntrico Marquês de Sade, ou o psicanalista Sigmund Freud.

terça-feira, setembro 03, 2013

As Raparigas da Villa - Nicky Pellegrino

Rosie, Addolorata, Toni e Lou: onde quer que estejam, estas quatro amigas cumprem sempre o pacto que fizeram quando eram ainda colegas de escola. Apesar de terem seguido rumos muito diferentes, todos os anos se reúnem para passar férias num destino paradisíaco. Entre confissões, romances e pura evasão, os lânguidos dias passados ao sol em encantadoras villas são-lhes imprescindíveis.
Lou é insegura e debate-se permanentemente com os seus sonhos e expectativas. A inconveniente Toni encontrou no jornalismo uma carreira à sua medida mas as suas escolhas pessoais parecem ser uma eterna fonte de problemas. Como boa filha de italianos, a extrovertida Addoloratta, gosta de partilhar o seu amor pela vida. Será ela a salvar Rosie da solidão em que vivia desde a morte dos pais e a incluí-la neste grupo de amigas. Inesperadamente, será a tímida Rosie quem vai ver o seu futuro mudar mais radicalmente graças ao pacto… e a um sensual italiano chamado Enzo.