Insecta Shoes

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Tu és o Meu Coração - Alan Lazar

Comecei a ler este livro no dia 17/01/2012 e acabei de ler no dia 19/01/2012.

O maior receio do dono de um cão, de certa forma ainda pior do que o da morte de um animal de estimação querido, é que ele se perca, que desapareça durante dias, depois semanas, talvez para sempre. Tu És o Meu Coração é a história de Nelson, um cão que se deixa levar pela sua curiosidade e se perde, separando-se assim da sua dona.
Esta comovente história segue Nelson na sua caminhada de oito anos longe de casa até ao dia em que, milagrosamente, se reúne com a sua família. Durante esta jornada, Nelson conserva o espírito otimista e o desejo de reencontrar o seu Grande Amor, a sua primeira dona, uma pianista de nome Katey. Nelson nunca deixa de suspirar por ela e, por sua vez, Katey nunca deixa de o procurar.
O talentoso retrato que Alan Lazar faz das capacidades e da vida emocional de Nelson enaltece os extraordinários poderes mágicos dos cães, mostrando o quanto este pequeno rafeiro desengonçado, com um coração corajoso, nos pode ensinar, a nós, humanos. Esta história enternecedora sobre a família, a condição humana e a saudade, vai tocar bem fundo no coração de cada leitor e recordar o poder cicatrizante da sobrevivência e do amor persistente.



Alan Lazar nasceu na África do Sul, onde era teclista e produtor dos multipremiados Mango Groove, banda que atuou na tomada de posse de Nelson Mandela. Também compôs African Dream, nomeada para Canção da Década. Viajou para os Estados Unidos como bolseiro Fulbright completando o seu MFA na USC Film School. Compôs a banda sonora de mais de trinta filmes e espetáculos televisivos, incluindo a de O Sexo e a Cidade e Um Crime Americano. Atualmente é diretor da Lalela Music, uma produtora musical para filmes e séries televisivas. Vive com a família e os seus três cães em Los Angeles, na Califórnia. Tu És o Meu Coração é o seu primeiro romance.



Tu és o meu coração é uma historia muito comovente e de sobrevivência de um cão aventureiro e cheio de coragem. Fala-nos do amor incondicional, fiel e eterno de um animal de estimação e pelo seu dono.
É uma história extraordinária, de como a curiosidade de um animal de estimação, o levou a abandonar o conforto do seu abrigo e quase perder o seu Grande Amor. Mostra-nos como o sentido do olfato que neste cachorrinho é extremamente apurado, o faz “sentir” as emoções os seres humanos cujos caminhos se cruzam com a sua vida.
Este cachorro passa por muitas provações, atravessa os EUA de uma ponta à outra (Boston – Los Angeles). Fala-nos sobre a sua capacidade de sobrevivência quando teve de viver numa alcateia de lobos. E fala-nos do seu amor incondicional pelos seres humanos, apesar de ter razões para ter receio deles, pois por duas vezes este á beira de ser abatido.
Gostei muito da maneira como a história é contada, na prespetiva do Nelson, mas não sendo ele a “falar” connosco, mas os sentimentos dele.

Sem comentários: