Insecta Shoes

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Um Amigo Chamado Henry - Nuala Gardner

Comecei a ler livro no dia 11 de Fevereiro de 2010 e acabei no dia 17 de Fevereiro.

Quando Jamie e Nuala Gardner escolheram um cachorrinho para o filho Dale, não eram uma família como qualquer outra à procura de um animal de estimação. O autismo de Dale era tão profundo que o mais pequeno desvio à sua rotina podia provocar-lhe um assustador acesso de fúria. A vida familiar fora praticamente devastada pela sua doença e os Gardner passavam a maior parte do tempo a tentar entrar no mundo autista do filho e dar-lhe o auxílio de que ele tanto precisava.



Porém, depois de anos de esforços constantes e progressos lentos, as suas vidas transformaram-se ao acolherem um novo membro na família, Henry, um cachorrinho golden retriever lindíssimo. Os laços criados entre Dale e o seu cão ajudaram finalmente os pais deste menino a atingir o objectivo quase milagroso que tanto haviam procurado e a proporcionar-lhe uma vida preenchida e feliz.



Críticas de imprensa
«A extraordinária devoção e empatia entre um rapaz e o seu cão.»
Mail on Sunday
«Muito mais do que um emocionante relato sobre a amizade entre um rapaz e o seu cão. É também a dolorosa luta de uma mãe pelo amor do seu filho autista.»
Herald

«Verdadeiramente impressionante… terrivelmente comovente.»
Evening Standard



Nuala Gardner é enfermeira, parteira e mãe de Dale e Amy, ambos autistas. Juntamente com o marido Jamie, lutou contra as autoridades para que a doença dos seus filhos fosse reconhecida, numa altura em que o autismo era algo pouco compreendido. A série televisiva After Thomas, com Keeley Hawes e Sheila Hancock nos papéis principais, baseia-se na experiência desta família.





quinta-feira, fevereiro 11, 2010

A Estirpe - Chuck Hogan, Guillermo Del Toro

Comecei a ler o livro no dia 07 de Fevereiro e acabei no dia 11 de Fevereiro.

Um Boeing 777 proveniente de Berlim aterra no aeroporto JFK e, de repente, pára na pista. As janelas estão fechadas. As luzes estão apagadas. Ninguém responde às chamadas da torre de controlo. Nenhum passageiro atende o telemóvel. Parece que o avião deixou de existir… O que os investigadores encontram lá dentro gela-lhes o sangue.

O que ao princípio parece apenas um vírus altamente contagioso revela-se uma ameaça aterradora. Os vampiros estão de volta e estão sedentos de sangue. A epidemia vampírica propaga-se a uma velocidade vertiginosa e, ao cabo de poucos dias, invade toda a ilha de Manhattan. Mas isto é apenas o começo.



Porque existe um plano sinistro para conquistar rapidamente todo o planeta. Guillermo del Toro, visionário realizador, e Chuck Hogan, escritor premiado, conjugam imaginações neste romance arrojado e épico sobre uma assustadora batalha entre homens e vampiros que ameaça toda a Humanidade. É o primeiro volume de uma empolgante trilogia e um extraordinário acontecimento literário internacional.


Guillermo del Toro (9 de outubro de 1964, Guadalajara, Jalisco) é um cineasta mexicano.

Criado pela sua avó católica, Del Toro desenvolveu interesse por cinema quando adolescente. Mais tarde, aprendeu sobre efeitos e maquiagem com Dick Smith (que trabalhara em O Exorcista e em várias curtas metragens).

Aos 21 anos, Del Toro foi produtor executivo de seu primeiro filme, Dona Herlinda e seu Filho, em 1986. Por dez anos, trabalhou como supervisor de maquiagem, até formar a sua própria companhia, Necropia, no começo dos anos 80. Dirigiu ainda programas para a TV Mexicana, foi onde aprendeu a fazer filmes. Seu primeiro sucesso foi Cronos, em 1992, filme que ganhou nove prêmios no México e se tornou um sucesso em Cannes. Seguindo o sucesso de Cronos, dirigiu um filme de Hollywood, Mimic (1997) com Mira Sorvino.

Decepcionado com o resultado pobre do filme, retornou ao México, formou a sua produtora, The Tequila Gang, e conquistou a crítica com o filme de horror atmosférico A Espinha do Diabo, uma história de fantasma passada na época da Guerra Civil Espanhola. Del Toro voltou a Hollywood em 2002, para dirigir Blade 2 e, mais tarde, Hellboy, em 2004. Conquistou o estrelato com O Labirinto do Fauno, filme de horror semelhante a A Espinha do Diabo. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro, em 2007. Del Toro mora em Los Angeles e é casado, com filhos. Dirigiu Hellboy 2, lançado em 2009; e dirigirá O Hobbit, juntamente com Peter Jackson, com lancamento previsto para 2011.



Chuck Hogan is the author of several acclaimed novels, including The Standoff and Prince of Thieves, which won the 2005 Hammett Award and was called one of the ten best novels of the year by Stephen King. Prince of Thieves will soon be a major motion picture.



quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Sangue Oculto - Charlaine Harris

Comecei a ler o livro no dia 01 de Fevereiro de 2010 e acabei no dia 03 de Fevereiro.

Sookie terminou a sua relação com Bill após considerar que ele a traiu. Um dia, quando sai do trabalho para casa, depara-se com um vampiro nu e desorientado. Rapidamente ela percebe que ele não tem a mínima ideia de quem é nem para onde vai, mas Sookie sabe: ele é Eric e parece tão assustador e sexy - e morto - como no dia em que o conheceu. Mas agora como Eric está com amnésia, torna-se doce e vulnerável, e necessita da ajuda de Sookie - porque seja quem for que lhe tirou a memória, agora quer tirar-lhe a vida. A investigação de Sookie leva-a a uma batalha perigosa entre bruxas, vampiros e lobisomens. Mas pode existir um perigo ou ameaça ainda maior - ao coração de Sookie, porque estando Eric mais gentil e mais doce… é muito difícil resistir.



Críticas de imprensa
"Hilariante e profundo... Com o toque seguro de um mestre, Harris consegue manipular o quotidiano para tornar as suas criaturas sobrenaturais muito mais perturbadoras."
Crescent Blues

"Este livro é uma mistura inteligente de momentos dolorosos, agradáveis, sérios, cépticos e inesperados... Um dos melhores romances sobre vampiros que li nos últimos tempos."
Locus

"O charme irreverente do mundo de Harris, com o seu humor e horror ocasionais, é o elemento que torna Sangue Fresco tão fascinante."
The Denver Post

"Harris escreve com competência e segurança."
The New York Times Book Review

"Uma autora de raro talento."
Publishers Weekly

Charlaine Harris (nascida no dia 25 de novembro de 1951 em Tunica, Mississipi) atualmente vive no sul de Arkansas com seu marido, três filhos, três cães e um pato.



Depois de manter alguns empregos de baixo nível, ela teve a oportunidade de ficar em casa e escrever e duas de suas histórias dessa época foram publicadas pela Houghton Mifflin. Fechada sobre a tendência de escrever séries de mistério, ela logo escreveu sua tradicional história sobre uma bibliotecária da Geórgia, Aurora Teagarden, onde sua primeira história recebeu uma nomeação ao Agatha. Já a procura de um novo desafio acabou criando uma série mais sinistra, Lily Bard, em que uma heroína que sobreviveu a um ataque terrível está aprendendo a conviver com essas conseqüências, situado em Shakespeare, Arkansas. Charlaine também tem uma outra heroína com uma estranha habilidade. Harper Connelly, atingida por um raio e estranha, ganha a vida com a ajuda de seu estranho dom de encontrar cadáveres.

Quando Harris reparou que nenhuma dessas séries iria detonar com o mundo literário, ela acabou por se decidir em escrever o livro que ela sempre quis escrever. A série Sookie Stackhouse/Vampiro Sulino não é um mistério tradicional, nem ficção científica pura ou romance; rompeu as fronteiras do gênero por apelar para uma vasta audiência que simplesmente gostam de desfrutar de uma boa aventura. Cada livro de sua série fala sobre Sookie Stackhouse, uma garçonete telepata em Louisiana, amiga de vampiros, lobisomens e diversas outras criaturas estranhas, sempre atraindo mais leitores.

Além de escritora, Charlaine Harris é a última diretora sênior da Igreja St. James, membro da diretoria da Mystery Writers of America, membro do último conselho da Sisters in Crime, membro da American Crime Writers League, e ex-presidente da Arkansas Mystery Writers Alliance.

A minha opinião:
Mais um grande livro da Saga do Sangue Fresco - Volume IV, Sangue Oculto
Quem pensava que só existiam vampiros em Bon Temps, enganou-se redondamente. Neste novo volume podemos acompanhar uma batalha que a Sookie terá que travar com Bruxas.
Ainda podemos encontrar mais criaturas sobrenaturais, como metaformos (que se transformam em cães, panteras, porcos ou veados), os eternos vampiros e até uma alcateia de lobisomens.
Neste volume vamos poder descobrir que uma grande quantidade de criaturas sobrenaturais possui uma atracção por Sookie. Estes são os vampiros Bill Compton e Eric Northman, o lobisomem Alcide Herveaux e os metamorfos Sam Merlotte/cão e o Calvin Norris/pantera).
Agora fico ansiosamente a aguardar o lançamento do V volume desta saga, para descobrir com quem a Sookie vai ficar????

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Irrestível Tentação - Jill Mansell

Comecei a ler este livro no dia 25 de Janeiro de 2010 e acabei no dia 30 de Janeiro.

Com Jill Mansell, o amor está sempre ao virar da esquina, com muitas surpresas e grandes doses de sentido de humor.

Quando Nadia Kinsella conhece o charmoso Jay Tiernan sente-se tentada. Retidos numa casa remota durante uma tempestade de neve, temos de admitir, nunca ninguém descobriria, certo?



Mas Nadia há muito que encontrou o amor da sua vida. Chama-se Laurie, estão juntos desde sempre e Nadia ainda sente borboletas no estômago quando o vê. Bem, é verdade que não o tem visto muito nos últimos tempos, mas isso nem é culpa do Laurie. E ela não o pode trair! Para além do mais, quando se pertence a uma família como os Kinsellas, onde cada um é mais irresponsável do que o outro, alguém tem de dar o exemplo e resistir às tentações, não é? Afinal, não queremos fazer algo de que mais tarde nos arrependamos. Ou será que queremos?



Jill Mansell is a British Chick lit author. Jill Mansell's books have sold over three million copies and her titles include Making your Mind Up, Fast Friends, Perfect Timing, Good at Games, Sheer Mischief, Solo, and Millie's Fling, among many others. After working at the Burden Neurological Hospital in Bristol for many years, she became a full time writer in 1990. She lives in Bristol with her partner and children.

A minha opinião:
Eu gosto muito deste género de comédia - romântica, e fiquei fã de mais uma escritora ;).
O livro muito bem escrito, que nos leva a rir que nem loucas, em qualquer lugar onde nos encontramos... a mim aconteceu-me varias vezes durante o meu percurso de Setubal-Montijo-Setubal!!
Mas onde eu onde me parti mesmo a rir foi mesmo no final do livro... mesmo no último paragrafo!!! Terminou mesmo muito bem :)